Dica do Nutricionista

Conheça quais são os efeitos do iogurte no seu pH corporal

Por Redação Doutíssima 31/03/2014

A saúde é um equilíbrio entre todos os sistemas do corpo. Essa harmonia é ainda mais necessária quando se trata do pH corporal, vital para nosso bem-estar. E para chegar lá é possível incluir o iogurte na dieta, já que suas boas culturas de bactérias ajudam a combater situações de desequilíbrio do pH.

pH corporal istock getty images doutíssima

Iogurte é um dos melhores alimentos quando se fala de probióticos. Foto: iStock, Getty Images

Importância de um pH corporal equilibrado

Para funcionar adequadamente, sangue e outros fluidos corporais devem manter um equilíbrio entre ácido e alcalino – medido pelo fator de pH (potencial de hidrogênio). Um pH inferior a 7,0 é considerado ácido e, acima disso, é classificado alcalino.

O pH do sangue deve ficar entre 7,25 a 7,45 – abaixo ou acima disso é possível que o corpo não funcione corretamente, causando deficiências e problemas de saúde.

Quando nós mantemos esses níveis em taxa adequada as lesões se curam mais rápido e as doenças melhoram mais eficazmente porque o corpo é oxigenado, podendo desintoxicar-se e curar-se. Há muitos distúrbios associados ao pH ácido, como catarata, osteoporose, gota, câncer, enxaqueca, constipação, acidente vascular cerebral, alergias, diabetes, obesidade, entre outros.

Um estudo da Universidade de Iowa revelou que ataques de pânico, comum em muitas pessoas, pode ser um problema de pH. Segundo os pesquisadores, a acidez é capaz de impactar o funcionamento do cérebro e resultar em problemas como depressão, transtorno de ansiedade e transtorno do pânico.

A melhor maneira de manter o nível de pH ideal é através do que comemos e bebemos e de como reagimos ao estresse. Para a dieta você deve seguir a regra 80/20, ou seja, 80% alcalina e 20% ácida.

Como o iogurte pode ajudar?

O iogurte é um dos melhores alimentos quando se fala de probióticos. É um produto do leite coalhado, que resulta a partir da fermentação de ácido láctico no leite por Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus. Em muitas sociedades modernas, os produtos lácteos fermentados compõem uma proporção substancial do consumo diário total de alimentos.

Não bastasse ser também uma boa fonte de proteínas, o iogurte é uma excelente fonte de cálcio. Em realidade, os produtos lácteos como leite, iogurte e queijo fornecem a maior parte do cálcio em dietas típicas ocidentais.

Ingerindo-o é possível ainda obter fósforo. Esse elemento serve para diversas funções do corpo, principalmente saúde de ossos e dentes, produção de energia, estrutura da membrana das células, crescimento de tecidos e regulação dos níveis de pH do corpo.

Uma porção de 150 g de iogurte natural com baixo teor de gordura é capaz de fornecer entre 40 a 47% das necessidades diárias de fósforo de um adulto.

Existem também vários outros produtos capazes de ajudar. Enquanto limões são ácidos ao natural, seu suco se transforma em um elemento alcalino no corpo. Por isso, é uma boa ideia tomar todas as manhãs um copo com água e 1/4 de limão fresco espremido.

Vale saber ainda que não é apenas a dieta que afeta seu pH. O sedentarismo, excesso de raiva, drogas e cigarros podem criar inflamação e acidez no corpo. Além disso, o estresse emocional libera hormônios que formam ácidos como cortisol e adrenalina – e dessa forma reduzir a negatividade em seu dia a dia é uma forma poderosa para melhorar a saúde celular.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!