Dica do Nutricionista

Como cozinhar ovo: confira dicas para acertar o ponto

Por Redação Doutíssima 31/08/2015

Tão usado em preparo de massas, bolos e tortas, o ovo tem bastante proteína. Para incluí-lo na alimentação de forma mais saudável, é preciso alguns cuidados. Afinal, você sabe como cozinhar ovo sem torná-lo um vilão na alimentação? Descubra a seguir. 

 

Ovos na alimentação

A nutricionista Fabiana Assmann Poll, mestre em Ciências Médicas e docente do curso de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), explica que o ovo é um ótimo alimento para compor a dieta diária. Além de ser rico em nutrientes, tem baixo custo.

como cozinhar ovo

A forma mais segura de consumir ovo nas refeições é com o cozimento completo. Foto: iStock, Getty Images

Proteínas e gorduras de alta qualidade fazem parte desse alimento. Além disso, o ovo contém folato, riboflavina, selênio, colina, vitaminas A, D, E, K e B12, além de sais minerais. “Todos esses nutrientes desempenham diversas funções no organismo, tais como saúde óssea, muscular, ocular e durante a gestação, para a formação do sistema nervoso do bebê”, ressalta.

O ovo pode ser preparado cozido com casca, sem casca (chamado de poché), frito, em omeletes, mexido e em receitas como massas, suflês, pães e bolos. Em geral, os nutrientes se mantêm os mesmos independente do modo de preparo.

Mas a nutricionista alerta para o ovo frito. Além da adição de calorias na refeição, a gordura usada para o preparo pode saturar a do próprio ovo, fazendo com que não seja tão benéfica para a saúde.

Como cozinhar ovo no ponto certo

As preferências quanto ao ovo cozido variam, há quem goste da gema mole e quem prefira tudo bem durinho. A nutricionista informa que a maneira mais segura de consumir esse alimento é com o cozimento completo.  Seja qual for o seu gosto, essas dicas ensinam a saber como chegar lá.

1. Ovo cozido com gema mole

Com a água fria, coloque o ovo e deixe por cerca de sete minutos após começar a fervura. Se passar do ponto que você gosta, diminua 30 segundos do cozimento na próxima vez.

2. Ovo bem cozido

Dez minutos é o tempo recomendado por Fabiana. Nesse ponto, a gema já está perfeitamente cozida e os nutrientes do alimento ficam mais fáceis de digerir.

Truque para cozinhar ovo

Apesar do ovo frito não ser tão saudável quanto as outras versões, é importante saber como cozinhá-lo no ponto de sua preferência. Nesse caso, a dica para a gema mole exige um pouquinho mais de técnica.

Fritar o ovo é simples: com um pouco de óleo quente em uma frigideira, abra o ovo e despeje clara e gema sem mexer. Quando a clara começar a ficar opaca, tire a frigideira do fogo e tampe para finalizar o cozimento no próprio calor.

Mas para a gema mole, o truque é colocar a clara antes da gema, separando as duas como se fosse fazer uma receita de bolo. Quando a clara estiver quase pronta, coloque a gema e finalize com a panela tampada e fora do fogo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros