Gestante

Fase Lútea – Como calcular a fase lútea e o ciclo menstrual

Por Redação Doutíssima 17/12/2013

Saber todo o processo de sua menstruação é essencial, mas todas já devem ter escutado alguma coisa de fase lútea, mas, o que significa fase lútea e como é esse negócio de calcular essa fase? Explicaremos tudo pra você a seguir.

fase lútea

 

Fase Lútea

A fase luteal nada mais é que toda a fase que inicia depois da ovulação, até o dia anterior da próxima menstruação. Essa fase é muito importante, pois ocorre uma preparação para o ovo, que pode ou não se tornar fertilizado durante a ovulação. Se por exemplo a fase luteal não dure o suficiente, uma mulher pode ter uma recaída na fertilidade. Isso pode ocorrer em um aborto espontâneo do ovo fertilizado. Esta fase dura aproximadamente 14 dias, exceto quando ocorre a fertilização, e termina imediatamente antes da menstruação.

Sintomas de falha na fase lútea

Os ciclos são muito curtos, normalmente menores que 24 dias, mais de 3 dias com corrimento tipo borra de café, aborto de primeiro trimestre e principalmente ciclos irregulares.

Caso ocorra uma falha na fase lútea o que devo fazer?

Se o exame hormonal constar que você tem esse problema não se desespere! Hoje essa deficiência na fase pode ser facilmente diagnosticado e o seu tratamento é rápido e ter uma gravidez saudável. O seu médico será a pessoa indicada a lhe aplicar o melhor tratamento, mas sabe-se que a vitamina B6 (50-100 mg por dia durante a fase lútea), pode facilmente resolver o problema.

Como Calcular

fase lútea

Coisas que você precisa

  • Calendário
  • Caneta ou lápis
  • Termômetro corporal basal
  • Temperatura corporal basal gráfico

Ciclos regulares

    1. Marca o primeiro dia do seu último período em um calendário.
    2. Contagem direta 14 dias a partir do dia marcado. Deve aproximar-se o momento da ovulação com base em um ciclo típico de 28 dias.
    3. Considere os dias 14 e 15 do seu ciclo como o tempo que você provavelmente vai estar ovulando. Algumas mulheres podem dizer que estão ovulando até notar dor pélvica nestes dias.
    4. Contagem frente 13 a 15 dias após a ovulação para estimar o ciclo luteal.

Ciclos irregulares

  1. Controle seu ciclo menstrual por vários meses determinar o comprimento de seu ciclo médio. Para algumas mulheres, pode ser mais curtos (20 a 25 dias), Considerando que para outros pode ser mais longo (29 a 40 dias).
  2. Use um termômetro basal corporal durante todo o mês para sua temperatura de gráfico. Você pode comprar estes termômetros da maioria das farmácias. Você deve tomar sua temperatura a mesma hora do dia, de preferência antes que você começ fora da cama. Manter um registro da sua temperatura todos os dias.
  3. Padrões de observação relativa à sua temperatura de corpo. Temperatura do corpo da maioria das mulheres aumenta ligeiramente (aproximadamente 0,4 graus) logo após a ovulação.
  4. Estime sua fase luteal como o tempo entre o aumento de temperatura e o primeiro dia do seu próximo período.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Como saber o período fértil de quem toma anticoncepcional?

Como calcular período fértil

Coisa de mulher: entenda como identificar o seu período fértil, sua duração e como amenizar os seus efeitos

Saiba passo a passo como tomar o anticoncepcional e evite surpresas no seu ciclo menstrual

Diane 35: tudo o que você precisa saber sobre a polêmica dessa pílula anticoncepcional. Vilã ou mocinha?

É possível engravidar tomando anticoncepcional?

Pílulas anticoncepcionais podem aumentar o risco de problemas vasculares