Vitaminas

Folha de amora: conheça quais são os benefícios para a saúde

Por Redação Doutíssima 29/11/2015

Pertencente ao grupo das frutas vermelhas, cheia de sabor e suco, a amora é uma das principais fontes de vitamina A e C. Além disso, o chá feito da folha da amora é capaz de contribuir no emagrecimento e na saúde dos ossos, devido a grande quantidade de cálcio presente na planta.

Benefícios e usos da folha de amora

Os benefícios de adicionar a amora ao cardápio não estão somente dentro da fruta, mas também nas folhas da planta. O seu chá é capaz de contribuir com a perda de peso por causa da presença de fibras em sua composição, o que facilita o funcionamento do intestino e melhora a digestão.

folha-de-amora-doutissima-istock-getty-images

Folha da amora pode ser bastante vantajosa para as mulheres. Foto: iStock, Getty Images

Em média, é possível perder até 1,5 quilos por semana, aliando o consumo da bebida com uma alimentação balanceada e a prática diária de atividades físicas.

Além disso, a folha da amora pode ser bastante vantajosa para as mulheres. Seu efeito alivia as dores da cólica e ameniza a tensão pré-menstrual. Durante a menopausa, o chá contribui no tratamento do ressecamento vaginal e as ondas de calor constantes.

Quanto ao tratamento alternativo para doenças, a bebida pode auxiliar os diabéticos, uma vez que apresenta características inibidoras da taxa de glicose, com a liberação natural do hormônio insulina. O consumo do chá também é capaz de minimizar o acúmulo de gordura e colesterol nos rins e no fígado.

A planta apresenta 22 vezes mais cálcio que o leite, além de conter mais potássio, ferro, magnésio, proteínas, fibras e zinco. A bebida age ainda no controle das taxas de colesterol e gorduras do sangue, melhorando a circulação sanguínea.

 

O chá de folha de amora possui função reguladora do intestino devido a grande quantidade de fibras que apresenta, o que pode melhorar a prisão de ventre e manter a flora intestinal saudável.

 

folha da amora infográfico doutíssima

Amora e seus benefícios

Existem três tipos de amoras: as brancas, pretas e vermelhas. Geralmente, as pretas são as mais cultivadas em pomares, sendo mais fáceis de encontrar em supermercados ou até mesmo no pátio do seu vizinho.

A fruta é fonte de vitamina C e ferro, principalmente, atuando no sistema imunológico e na prevenção da anemia. Além disso, apresenta antioxidantes capazes de minimizar os danos causados nas células pelos radicais livres. Sua alta quantidade de cálcio pode colaborar no combate à osteoporose. 

 

Veja abaixo como preparar um chá de folha de amora em casa:

 

Ingredientes:

– 1 litro de água

– 1 colher de sopa de folhas de amora secas

Modo de preparo:

Ferva a água em uma panela e em seguida despeje em uma jarra. Acrescente as folhas da planta e espere esfriar naturalmente. Quando o chá estiver morno, coe o líquido e beba. Evite usar açúcar, adoçantes ou aditivos para adoçar.

Se sobrar, a bebida pode ser conservada dentro de uma garrafa térmica, mas não por mais de 24 horas. Não exagere na dose. O seu consumo é indicado para apenas três xícaras por dia. Lembre-se que o chá é apenas um aliado da dieta. É importante o acompanhamento com nutricionista, para garantir um cardápio equilibrado de acordo com suas necessidades.