Clínica Geral

Aprenda como controlar a TPM em 10 dicas

Por Redação Doutíssima 13/11/2014

Os sintomas da TPM são clássicos: dor de cabeça, cansaço, cólica, depressão e ansiedade. Essas desagradáveis sensações não são nada benéficas à saúde da mulher, por isso a importância de se saber como controlar a TPM.

 

como-controlar-a-tpm

Não sofra com aquele tenebroso período de cada mês. Foto: iStock, Getty Images

 

De acordo com alguns ginecologistas, a menstruação é um sinal de que o organismo feminino está funcionando bem. Já outros médicos acreditam que tomar anticoncepcional e inibir o sangramento não causa problema algum à saúde feminina. Entretanto, em ambos os casos os sintomas da TPM acabam sempre aparecendo.

 

Saber como controlar a TPM é essencial para a mulher

 

Os sintomas da TPM surgem de sete a dez dias antes da menstruação. Aquele mal estar desaparece dias depois do início do fluxo menstrual. A qualidade de vida acaba sendo afetada quando não se sabe como controlar a TPM.

 

Os sintomas emocionais da TPM normalmente são: depressão, irritabilidade, desespero, ansiedade e tensão, choro, raiva e fúria, oscilações súbitas de humor, dificuldade de concentração, baixa auto-estima, falta de energia e desinteresse nas atividades habituais.

 

Já os sintomas físicos compreendem dores de cabeça (enxaqueca), fadiga, dor nas mamas, cólicas, inchaço nos pés e mãos, alteração de apetite e sono.

 

Mesmo a TPM sendo uma coisa normal, em alguns casos é necessário procurar um médico. Se os sintomas estão saindo do seu controle e você perde qualidade de vida todo mês, quando surgem os incômodos, vale consultar um especialista. Ele vai poder receitar algum medicamento que auxilie no problema. Entretanto existem pequenas atitudes que podem ajudar a ter como controlar a TPM.

 

Dicas de como controlar a TPM

 

1. A cafeína aumenta a irritabilidade e a ansiedade. Portanto, quando você estiver naqueles dias, diminua o consumo de bebidas como café, chás escuros e refrigerantes à base de cola.

 

2. O álcool é outra bebida que também piora a situação. Ele aumenta os sintomas da fadiga e ainda pode provocar dores de cabeça. Na TPM, abra mão das bebidas alcoólicas.

 

3. Alimentos ricos em sódio provocam retenção de líquido no corpo, sendo péssimos para quem está no período pré-menstrual. Isso porque nesse período você já está se sentindo mais inchada, e se ingerir muitos alimentos à base de sal e temperos vai se sentir pior ainda. Consuma alimentos leves, como frutas e saladas.

4. Para entender como controlar a TPM, consuma alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte, queijo e derivados. O cálcio ajuda a melhorar o humor e, de quebra, diminui o inchaço.

5. Alimentos diuréticos eliminam líquidos do corpo e diminuem o inchaço. Consuma esse tipo de alimento, como abacaxi e melancia.

 

6. Coma bastante grãos: feijão, lentilha, grão-de-bico. Eles diminuem os sintomas da TPM e ainda regulam os níveis de açúcar no sangue, o que estabiliza o humor e diminui a ansiedade. Consuma principalmente a soja. Poderosa fonte de estrogênio, ela é muito indicada para o alivio dos sintomas pré-menstruais.

 

7. Chás fortalecem o útero e ajudam a aliviar sintomas. Então beba chá de camomila, hortelã, chá verde, folhas de pimenteira e raiz de dente-de-leão.

 

8. Para saber como controlar a TPM, é essencial praticar atividades físicas. Caminhar é um dos melhores exercícios para diminuir cólicas.

 

9. Procure não marcar compromissos importantes no período da TPM. Fique calma nesses dias e não tome decisões relevantes.

 

10. Cuide da autoestima: mesmo não se sentindo nos melhores dias, arrume-se. Se sentir bonita é um ótimo jeito de deixar a depressão e o baixo astral de lado.