Filhos

Refluxo em bebê pode ser evitado com medidas simples. Descubra

Por Redação Doutíssima 16/08/2014

Para entender como ocorre o refluxo em bebê, você primeiro deve saber como funciona parte do nosso sistema digestivo. O esôfago é um canal muscular que é a passagem dos alimentos desde a boca até o estômago.

Ao final desse canal muscular encontra-se o esfíncter, uma válvula que se abre para que o alimento ingresse no estômago e se fecha logo após para que o alimento não volte para cima. Quando o esfíncter não funciona corretamente, o alimento acaba voltando ao esôfago e, daí, à boca, acarretando acidez ou vômitos. Quando isso ocorre nos pequenos, damos o nome de refluxo em bebê.

refluxo-em-bebe

Contra o refluxo, bebê deve estar em posição mais vertical enquanto se alimenta. Foto: Shutterstock

Fique atento aos sintomas do refluxo em bebê

O sintoma mais comum do refluxo em bebê é o vômito logo após a amamentação. Além disso, podem ocorrer outras manifestações, como o choro sem motivo e persistente, a irritabilidade da criança, a dificuldade para dormir, a tosse frequente ou a recusa de comida.

 

Filhos: tire dúvidas e participe de discussões com outros pais em nosso fórum! 

 

E as consequências dessa condição são óbvias: o bebê pode perder peso, ter seu crescimento prejudicado e, em casos mais severos, ter uma inflamação no esôfago ou até mesmo a formação de úlceras.

Na maioria dos casos, o refluxo em bebê acontece em razão da imaturidade do sistema digestivo dos pequenos. Dos seis meses de idade em diante, essa condição tem a tendência a melhorar, já que outros alimentos acabam sendo introduzidos na dieta das crianças.

Caso você tenha notado que seu filho esteja com refluxo, procure um pediatra para melhor aconselhamento. No entanto, algumas medidas simples podem ajudar a evitar o problema. Vamos conhecê-las?

Dicas para evitar o refluxo em bebê

1. Posição do bebê antes e depois de comer

Tente segurar o bebê em uma posição mais vertical enquanto ele se alimenta. Depois que terminar de amamentá-lo, mantenha-o erguido durante um tempo – de modo algum coloque ele de barriga para baixo ou para dormir, ou então troque as fraldas depois de alimentá-lo.

2. Cuide a quantidade e a frequência da alimentação

Pode ser bastante benéfico para a criança receber menos quantidade de leite cada vez em que se alimenta. E essa menor quantidade de leite pode ser compensada com um maior número de vezes que você amamenta. Além disso, cuide para ele ter uma respiração adequada nessas ocasiões.

3. Consistência do leite materno

É possível que, adicionando um pouco de cereal de arroz ao leite materno, o problema do refluxo em bebê diminua consideravelmente. Porém, para tomar essa medida, você primeiro deverá consultar um pediatra, que poderá dar todas as orientações necessárias para essa mistura.

4. Evite fumaça do cigarro

Mantenha seu bebê bem longe da fumaça do tabaco. Acredite, isso pode reduzir os sintomas do refluxo.

5. Cuidados com o sono

Muitos dizem que uma boa recomendação para tratar o refluxo é colocar a criança para dormir naqueles assentos infantis para automóveis. É um conselho popular e que não encontra respaldo nos especialistas, que explicam que isso colocará mais pressão sobre o estômago da criança e poderá agravar bastante os sintomas do refluxo.

Além disso, é importante não usar um travesseiro adulto ou produtos que são vendidos para deixar o bebê em determinada posição ao dormir. Esse tipo de medida apresenta um grave risco ao pequeno, que poderá acabar se sufocando com o próprio vômito.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!