Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para coceira no couro cabeludo

Por Redação Doutíssima 09/11/2014

Causada, muitas vezes, pela secura da pele, a coceira no couro cabeludo, além de ser bastante desagradável e irritante,pode ainda gerar descamação, deixando os fios de cabelos secos e com aparência de muito sujos. Mas, é possível reverter ou amenizar este quadro com técnicas caseiras.

coceira-no-couro-cabeludo

Frutas e ervas podem ser eficientes para acabar com a coceira. Foto: iStock, Getty Images

Como tratar coceira no couro cabeludo de forma natural

Nem sempre é necessário recorrer a tratamentos químicos ou com produtos caros para alcançar bons resultados e eliminar a coceira no couro cabeludo. Você pode usar ingredientes que tem em casa, com iniciativas bem simples, que vão devolver a saúde de seu couro cabeludo e, consequentemente, a sua autoestima, pois cabelos saudáveis e bonitos fazem toda a diferença em um bom visual.

Confira alternativas caseiras para acabar com a coceira no couro cabeludo

Babosa ou aloe vera

Bastante frequente na maioria dos jardins, a aloe vera, também conhecida como babosa, é um excelente remédio natural. E o preparo é muito fácil: corte uma folha da planta e retire a substância gelatinosa liberada por ela. Esta substância deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo. Espere agir por cerca de meia hora e lave normalmente.

Bicarbonato de sódio

Esta é uma das receitas mais fáceis de preparar e que ajudam a acabar com a coceira no couro cabeludo. Você deve fazer uma pasta fina dissolvendo o bicarbonato de sódio na água. Em seguida, aplique sobre o couro cabeludo.

Espere agir por dez minutos e, logo depois, lave normalmente, como de costume. Para potencializar o resultado dessa pasta, você pode ainda esfregar uma pequena quantidade de azeite de oliva no couro cabeludo antes de aplicá-la.

Hamamélis

Comumente usada para tratar pequenos ferimentos superficiais na pele, esta erva medicinal também é usada para combater a coceira no couro cabeludo. Misture uma porção da erva para duas porções de água destilada. Jogue no couro cabeludo, massageie bem e deixe agir por alguns minutos. Enxágue e lave normalmente.

Banana e abacate

Outra maneira de acabar com a coceira no couro cabeludo e, ao mesmo tempo, hidratar os fios, é usar frutas como abacate e banana, que têm propriedades hidratantes e nutritivas. O preparo é simples: basta amassar duas bananas e misturar com um abacate, também amassado.

O creme que vai resultar desta mistura deve ser aplicado diretamente no couro cabeludo. Para hidratar, estenda este preparado aos cabelos também. Depois de 30 minutos, enxágue bem.

Vinagre de maçã

Uma solução extremamente simples e barata para combater a coceira na cabeça é o uso do vinagre de maçã. Pegue ¼ de xícara de vinagre e misture a ¼ de xícara de água e misture em um frasco de spray. Borrife no couro cabeludo, massageando. Em seguida, envolva o cabelo com uma toalha e aguarde por 15 minutos. Lave normalmente, como de costume.

Limão

Outra fruta bastante eficaz contra a coceira do couro cabeludo é o limão. Para preparar um remédio caseiro, você vai precisar de uma colher de suco da fruta misturado a um copo de água. Jogue no couro cabeludo, espalhe e enxágue bem. Repita este processo mais uma vez. Você pode usar esta receita todos os dias, até que a coceira desapareça.