Dica do Nutricionista

Crianças só devem ingerir suplementos dietéticos após avaliação

Por Redação Fortíssima 21/12/2015

A alimentação rica em nutrientes durante a infância é determinante para o desenvolvimento das crianças. Por isso, é cada vez mais comum que os pais incluam suplementos dietéticos no cardápio dos pequenos. Mas até que ponto isso é saudável?

A premissa básica é contar com a avaliação de um nutricionista para saber se os suplementos são ideais para a criança. Antes de recorrer a eles, é preciso estar atento aos cuidados primordiais para garantir a saúde e desenvolvimento dos filhos.

suplementos-dieteticos-doutissima-istock-getty-images

Suplementos dietéticos são produtos no formato de cápsula, pó ou líquido. Foto: iStock, Getty Images

Suplementos dietéticos na alimentação infantil

Os suplementos dietéticos são produtos no formato de cápsula, pó ou líquido. “Eles são enriquecidos com vitaminas, minerais, fibras ou aminoácidos essenciais e servem para complementar a dieta da pessoa que tem déficit de algum nutriente”, explica Camila Scarpatto, nutricionista do Espaço Dom Quixote.

Portanto, o uso de suplementos dietéticos é uma alternativa para quem tem escassez no organismo dos benefícios presentes nos alimentos. No entanto, recorrer a eles na alimentação infantil requer cautela, sobretudo porque é possível alcançar os níveis adequados de nutrientes a partir de uma alimentação equilibrada.

“Crianças que mantêm uma rotina de alimentação saudável, com frutas e verduras no cardápio, não necessitam de suplementação”, ressalta a nutricionista.

Para saber se os suplementos dietéticos são opções saudáveis para os pequenos, é preciso consultar um médico especialista ou nutricionista para que eles passem por uma avaliação individual. Esse cuidado é fundamental, uma vez que a suplementação em excesso pode afetar o desenvolvimento da criança. Um dos riscos desse erro é o sobrepeso.

Se houver necessidade de incluir esses produtos na alimentação, o especialista será responsável por prescrever a forma de dosagem, que varia conforme a idade e as particularidades de cada criança.

“O consumo não é indicado para crianças sem prévia orientação”, afirma a nutricionista. Segundo Camila, é importante lembrar que suplementos dietéticos são diferentes dos suplementos alimentares. “Eles também só podem ser consumidos por crianças por meio de indicação médica ou nutricional”, frisa.

Os suplementos dietéticos são necessários quando a ingestão alimentar da criança não é suficiente. Nesse caso, eles contribuem para que o crescimento dela seja adequado.

Alimentação equilibrada na infância

Já que uma alimentação saudável no dia a dia é primordial para o desenvolvimento das crianças e capaz de oferecer os componentes necessários para isso, um cardápio rico em nutrientes geralmente dispensa o consumo de suplementos dietéticos.

Controlar alimentos que contêm altos índices de açúcares e gorduras, como salgadinhos, biscoitos e industrializados, é indispensável. A criança deve consumir um cardápio com variedades e opções saudáveis: frutas, legumes, carnes e farinhas precisam estar presentes.

Ao longo das fases do desenvolvimento, é necessário que a alimentação seja adequada conforme a idade da criança: em relação a isso, as quantidades e tipos de alimentos variam. Por isso, uma rotina alimentar adequada deve ser incentivada pelos pais durante toda a infância – aí entra a importância de eles se informarem sobre o assunto e adotarem práticas saudáveis em casa.

Além disso, o acompanhamento médico é fundamental nesse período para uma correta avaliação das necessidades dos pequenos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!