Alimentação infantil

Veja os perigos do excesso de sódio na alimentação infantil

Por Redação Doutíssima 28/06/2015

Quase todos sabem que o consumo excessivo de sódio está associado à hipertensão em pessoas adultas. Mas recentes pesquisas indicam que esse efeito também é verificado em crianças e que a alta ingestão da substância deixa os pequenos vulneráveis a inúmeras doenças no futuro, como osteoporose, problemas respiratórios, câncer de estômago e obesidade.

 

Por isso, é preciso dar bastante atenção a esse problema. É mais fácil reduzir a quantidade de sal na comida dos pequenos, já que nessa fase eles ainda estão definindo do que gostam ou não. Lembre-se que os hábitos alimentares das crianças, normalmente, apresentam reflexos na vida adulta.

sodio

Excesso de sal na alimentação diária das crianças aumenta as chances de hipertensão. Foto: Shutterstock

Conforme a Associação Americana do Coração, aproximadamente 97% das crianças e adolescentes consomem mais sal do que deveriam no dia a dia. O excesso dessa substância coloca a criança em maior risco de desenvolver problemas cardiovasculares no futuro.

 

Excesso de sódio e a hipertensão na infância

De acordo com um estudo publicado na revista Pediatrics, se uma criança está acima do peso e consome muito sal, há um aumento considerável das chances de ela desenvolver hipertensão arterial.

 

Para realizar o levantamento, os pesquisadores avaliaram 6.200 jovens de idade entre 8 e 18 anos entre os anos de 2003 e 2008. Esses jovens foram questionados duas vezes durante vários dias sobre as comidas que haviam consumido no dia anterior, e a partir daí os especialistas conseguiam calcular a quantidade de sódio ingerida.

Analisando essas respostas, foi constatado ainda que 15% dos avaliados tinham problemas de hipertensão arterial.

 

Com base nessas informações, os pesquisadores observaram que quando a criança aumenta o consumo diário de sódio em 1.000mg, o risco de hipertensão aumenta em 74% se ela também estiver acima do peso, mas apenas 6% caso ela esteja dentro do peso normal.

Eles concluíram, assim, que a soma de obesidade ou sobrepeso com ingestão excessiva de sal é uma equação bastante prejudicial aos pequenos.

 

Dicas para controlar o sódio na alimentação infantil

A Associação Americana do Coração recomenda que as crianças consumam não mais do que 1,500mg por dia de sal para não correrem riscos de desenvolver doenças.

 

De acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, 43% do sódio consumido pelas crianças vêm apenas de 10 alimentos. Esses alimentos são pizza, pães, frios, batatas fritas, queijo, hambúrgueres, nuggets de frango, massa com molho, comidas mexicanas e sopa.

 

Conforme o órgão, os pais conseguem controlar e diminuir a quantidade de sódio na comida das crianças com algumas medidas simples. Confira algumas dicas para atingir esse objetivo.

 

1. Use temperos

Quando cozinhar em casa, tente outros temperos, ervas ou vegetais para substituir o sal.

2. Escolha produtos com menos sal

Se você for utilizar algum ingrediente processado, prefira aqueles que vêm com uma advertência de baixo teor ou sem adição de sal para usar nas receitas.

3. Incentive a alimentação saudável

Proporcione uma alimentação saudável ao seu filho, com uma dieta rica em frutas e vegetais.

4. Observe a tabela nutricional

Quando for ao mercado adquirir algum produto, dê uma conferida na tabela nutricional e compare. Escolha aquele que tiver o menor nível dessa substância.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!