Motivação

O que te motiva para 2016? Saiba como traçar novos objetivos

Por Redação Fortíssima 27/12/2015

O Ano Novo é uma bela oportunidade para um recomeço. Para muitas pessoas, isso significa levar uma vida mais saudável, enquanto para outras é mudar de carreira ou encontrar um grande amor. Descobrir o que te motiva é o primeiro passo para alcançar um objetivo, e com algumas dicas é possível chegar ao sucesso com mais facilidade.

o-que-te-motiva-doutissima-iStock

Descobrir o que te motiva é o primeiro passo para alcançar um objetivo. Foto: iStock, Getty Images

Como definir objetivos para o Ano Novo?

As pessoas costumam encarar o fim de ano como tempo de reflexão sobre suas aspirações e definição de metas significativas para grandes mudanças. Isso soa bem, certo? Agora, quantos de nós realmente mantemos as resoluções de ano novo? Poucos, segundo um estudo realizado por psicólogos da Universidade de Hertfordshire.

Segundo esse levantamento, 52% das pessoas estavam confiantes de que atingiriam seus objetivos, mas apenas 12% delas tiveram sucesso. De acordo com a pesquisa foi a tomada de medidas significativas para alcançar as resoluções que definiu sucesso e fracasso.

Quem traçou um planejamento, por exemplo, esteve mais propenso a atingir os desejos do que quem fez compromissos pouco específicos.

Então, o primeiro passo é montar um plano para cada que cada uma de suas aspirações tenha um final positivo em 2016. E ele deve ser bastante específico, já que se você traçar planos abstratos sem vinculá-los a um comportamento correspondente, provavelmente seu cérebro não conseguirá se concentrar nele.

Uma boa alternativa é fazer com que todas as metas que você definir sejam alcançáveis através de um hábito que você possa adotar. Quer um exemplo? Se a opção é parar de fumar, tenha disciplina para esquecer o cigarro que você costumava acender todas as manhãs depois do café. Caso queira diminuir o estresse, acostume-se a meditar de dois a três minutos logo ao acordar.

Como buscar o que te motiva e definir metas

Independentemente da meta que você definir e das mudanças que sejam necessárias para alcançá-la, há algumas dicas simples capazes de ajudá-lo a conquistar esse objetivo. Confira algumas:

  • Encontre a sua motivação

O que está motivando você a perder peso? Você ficar melhor em suas roupas? Se sentir com mais energia? Ou são simplesmente questões de saúde? É importante definir o que você quer e também o porquê você quer. Use isso para inspirá-lo ao longo dessa jornada.

  • Tenha um plano

Quando você planeja uma longa viagem de férias, não se trata apenas de entrar no carro e dirigir sem rumo. Encare sua resolução de Ano Novo como uma longa viagem. Antes do 1º de janeiro chegar, escreva e planeje as alterações que deseja implementar e decida como você irá fazê-las.

  • Crie metas menores

As metas são uma ótima medida para o progresso. Se você não sabe onde quer chegar, não saberá como chegar lá. Ao planejar seus objetivos, seja específico e garanta que elas sejam mensuráveis, atingíveis e realistas. Dê um passo de cada vez.

  • Compartilhe seus planos

Conte a amigos e família sobre seus objetivos, aumentando assim o comprometimento e obtendo o apoio necessário.

  • Tenha sua recompensa

Dê a si mesmo uma pequena recompensa sempre que atingir uma pequena meta. Isso ajuda a manter sua motivação e a dar um senso de progresso.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!