Motivação

Otimismo: saiba como ele pode alavancar sua vida

Por Redação Doutíssima 16/03/2015

Você sabia que o otimismo é uma das maiores armas contra doenças? É verdade! Ele reforça a autoestima e é o principal motivo pelo qual é possível ter relacionamentos melhores. Se você adota como costume ter um comportamento positivo frente à vida, você está entre os 80% dos seres humanos que possuem essa tendência de maneira natural.

 

Elaborar pensamentos felizes, segundo pesquisa desenvolvida pela neurocientista Tali Sharot, da University College London, no Reino Unido, traz inúmeros benefícios. Ela constatou que a região do cérebro responsável por monitorar a diferença entre o que acontece de verdade e o que imaginamos, o córtex frontal, tem a atividade diminuída.

 

A consequência é que, ao longo do tempo, naturalmente, nosso cérebro aprende a criar uma alta expectativa para o futuro. Em 20% das pessoas nas quais esse mecanismo falha, há uma tendência maior ao quadro de depressão.

otimismo

Pensamentos felizes e otimistas são saudáveis para a mente e o corpo. Foto: iStock, Getty Images

Estudos realizados na Universidade Michigan, nos Estados Unidos, nos dão mais motivos para sermos felizes e jamais perdermos o otimismo. Segundo os especialistas americanos, o pensamento positivo nos protege das doenças cardíacas. Em uma escala de zero a 16, a chance de infarto é 9% menor.

 

O motivo pelo qual o otimismo é um dos principais fatores de recuperação de uma doença é simples: as pessoas que pensam nas suas chances de cura seguem com mais disciplina as orientações médicas. E o melhor: sem reclamar.

 

Aprenda a ciência do otimismo

Quando o assunto é pensamento positivo, um dos nomes mais lembrados é o do professor de Harvard, Tal Ben Shahar, que há 10 anos ministra aulas de Psicologia Positiva.

 

Segundo ele, o otimismo não significa ignorar os pontos fracos e os erros, mas sim ter uma mudança de foco. Não enxergar apenas o que está ruim, mas também o que está certo. Ter uma visão ampla da realidade.

 

Shahar ensina, em quatro passos, uma maneira de usar as frustrações do dia a dia para o nosso próprio benefício. Confira:

 

1. Identificação

 

Identifique o que deu errado ou frustrou a sua expectativa.

 

2. Erros

 

Diante disso, permita-se errar. Não se cobre de maneira excessiva. Tenha a consciência de que, às vezes, algumas coisas podem dar errado.

 

3. Reconstrução

 

Reconstrua a ideia e veja o que poderia ter dado certo.

 

4. Perspectiva

 

Tenha perspectiva. A vida é um processo longo e complexo e o que deu errado é apenas parte do caminho e não significa o fim dele. Aprenda a lidar com as falhas para evitar a ansiedade, a depressão e o estresse.

 

Quando o otimismo é prejudicial

Como tudo na vida, o exagero de otimismo também é prejudicial para as pessoas. Isso porque, quem é otimista tende a pensar de maneira de que todas as dificuldades podem ser superadas e que não é necessário se preparar para as adversidades.

 

Pessoas que são extremamente positivas costumam não economizar, viver apenas o chamado “aqui e agora” ou superestimar uma expectativa que, no final, pode se mostrar frustrada.

 

Ter resiliência para não desistir diante das primeiras dificuldades é fundamental, mas saber lidar com a decepção torna-se ainda mais importante para a vida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!