Primeiros Socorros

Corte na cabeça exige socorro rápido. Veja o que fazer nestes casos

Por Redação Doutíssima 09/07/2014

Sofrer um corte na cabeça ou, ainda, ver um filho ou amigo nesta condição, é sempre um quadro que gera apreensão e exige socorro rápido. De acordo com números oficiais do ano de 2011, apenas em hospitais credenciados no SUS, foram atendidas 27 mil pessoas com cortes ocasionados em rotinas domésticas.

Riscos de corte na cabeça

Mas não é só dentro de casa que estamos sujeitos aos cortes, já que até mesmo ao caminhar distraído pela rua é possível machucar-se em algo que não tenhamos avistado. Ainda, em atividades de lazer, como um jogo de futebol, é possível que eles ocorram. Dentre os acidentes com os quais devemos redobrar a nossa atenção, está justamente o corte na cabeça.

corte-na-cabeça

Abundância de sangue na cabeça ocorre porque cérebro é muito vascularizado. Foto: Shutterstock

Corte na cabeça superficial

Quando o corte na cabeça é mais superficial, é possível tratá-lo em casa. Para isso, a recomendação dos especialistas é que o local seja lavado com sabão e água e que seja feita uma compressa no ferimento, com o objetivo de estancar o sangue.

Nesses casos, evite assoprar o ferimento, já que nossa boca pode ter germes que poderão contaminar a região. Também é desaconselhável usar algodão, já que as fibras desse produto podem grudar na ferida e depois será difícil de retirá-las. E, por fim, não use álcool ou pomadas no local do ferimento – apenas água e sabão.

Corte na cabeça profundo

Quando o corte na cabeça é mais profundo, porém, os cuidados devem ser redobrados, já que ele é considerado mais grave e deve ser imediatamente tratado.

Não há alternativa nesses casos: a pessoa deve ser encaminhada ao atendimento médico. Algumas dicas, porém, são importantes para você compreender a situação, sua gravidade, e assim ter tranquilidade para tomar as providências necessárias.

Em primeiro lugar, é importante você não se assustar com a abundância de sangue que pode sair do corte na cabeça. Isso é normal e acontece porque nosso cérebro é extremamente vascularizado, estando por isso mais sujeito a um sangramento mais intenso.

Depois, é preciso encaminhar à pessoa que sofreu o corte na cabeça a um atendimento médico especializado. Como o corte na cabeça de que estamos tratando é profundo, é certo que haverá a necessidade de se fazer sutura – pontos no local.

Mas não é apenas isso. Dependendo do local em que aconteceu o corte na cabeça ou da intensidade da batida que o ocasionou, existe a possibilidade de ele ter rompido algum vaso sanguíneo no interior do cérebro, ou até mesmo das membranas que o envolvem – as chamadas meninges. E esses casos, se não forem tratados com rapidez, podem levar a vítima à morte.

Pode acontecer, porém, de o hospital ao qual você encaminhou a pessoa não disponha do equipamento necessário para fazer o exame adequado para detectar essas eventuais lesões que não aparecem a “olho nu”.

Então, quando a pessoa sofreu um corte na cabeça através de um forte impacto e não teve a possibilidade de passar por exames específicos, é preciso ficar bastante atento as 24 horas seguintes ao choque.

Complicações do corte na cabeça

Mantenha a pessoa acordada e em observação nesse período e, caso ela apresente algum dos sintomas que listaremos abaixo, não hesite em levá-la novamente ao hospital: talvez o corte na cabeça tenha causado alguma complicação neurológica. Os sintomas são os seguintes:

– Forte dor de cabeça;

– Algum desequilíbrio ao caminhar;

Visão turva ou dupla;

Vômitos;

– As pupilas dos olhos da vítima estão com tamanhos distintos;

Sonolência fora do comum;

– Alguma confusão mental;

Desmaios inesperados;

Sangramentos no nariz ou na orelha.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

UFC: Quais são as lesões mais comuns para os atletas de MMA

Você sabe quando utilizar bolsa de gelo ou compressa quente?

Ginástica laboral: pequenas atividades físicas que podem evitar lesões no trabalho

Schumacher saiu do coma, mas o piloto terá sequelas? Entenda

Lesões cerebrais transformam jovem num prodígio musical