Primeiros Socorros

Como tratar de uma desidratação aguda: diagnóstico, procedimentos, cuidados e o que fazer em caso de emergência

Por Redação Doutíssima 15/04/2014

A desidratação aguda é uma perda excessiva de água no corpo. Os lactentes são particularmente vulneráveis ​​a sofrer com isso, como as suas necessidades de água são muito mais elevadas do que as de um adulto. Qualquer situação que provoque a perda de líquidos (diarreia ou vômitos) ou a diminuição no  consumo de líquidos (a criança se recusa a beber), perturba o seu delicado equilíbrio.

desidratação aguda

 

 

A desidratação aguda

 

Algumas diarreias podem passar despercebidas porque eles são tão líquidas que podem ser confundidas com urina nas fraldas do bebê. A desidratação aguda também pode ocorrer em crianças que passam por um estado de nervosismo pouco habitual, ou também por uma certa apatia. Se a criança bebe pouco líquido ou nada, se ela tem olheiras, pele cinza, boca seca e febre, consulte o seu médico imediatamente pois ela pode estar sofrendo de desidratação aguda.

As causas da desidratação aguda são as mesmas que as da diarreia, ocorrendo principalmente por causa de comida ou infecciosa, embora às vezes agravada por vômito ou febre. Se a pessoa afetada sofre de gastroenterite, ela deve remover o leite da dieta e substituí-lo por uma solução de reidratação especial, que contenha sais minerais e açúcares (eles são prescritos pelo médico e vendidos nas farmácias). Este tipo de preparação fornece glicose e todos os minerais necessários para tratar uma desidratação aguda: sódio, potássio, magnésio, cálcio, fosfatos, cloretos. Às vezes, um caso de desidratação aguda gera a necessidade de hospitalização por algumas horas ou dias para restaurar o equilíbrio hídrico normal do corpo, utilizando perfusão intravenosa para inserir soro no corpo.

 

A insolação

 

desidratação agudaA insolação é uma forma particular de desidratação aguda devido à exposição prolongada ao sol ou calor. Entre os sintomas incluem-se tontura, náusea e dor de cabeça acompanhada de vômitos. Também pode haver distúrbios de consciência (alucinações visuais, delírios, etc.) . Em casos extremos, a insolação pode resultar em perda de consciência, convulsões e as piores, em coma. As crianças suportam menos o calor e o sol em relação aos adultos. Portanto, é necessário tomar certas precauções em dias quentes, principalmente no verão.

O melhor é proteger-se com boné e ficar na sombra ou em local fresco, com áreas bem ventiladas. Nunca deixe as crianças dentro de um carro ao sol, nem permita banhos de sol muito longos na praia. Também é aconselhável vestir-se com roupas leves e hidratar-se regularmente. Se uma criança tiver os primeiros sinais de insolação, dê-lhe um banho com água morna (a uma temperatura de cerca de dois menor do que seu corpo graus), para esfriar. Você também deve dar água em pequenos goles. Se a febre não diminuir, chame um médico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dúvida do leitor: posso substituir a água pelo suco de laranja? Além de líquido, tem vitaminas e muitas propriedades benéficas, não?

Hipernatremia: entenda como a não ingestão da quantidade certa de água pode prejudicar o seu corpo

Mito ou verdade: Beber água emagrece? Saiba o que os especialistas dizem sobre essa prática

Ingestão de água: você tem certeza que não está desidratado?

Saiba como usar os benefícios da água de coco no seu dia a dia

Como se hidratar de maneira eficaz: água x repositor hidroeletrolítico ou energético

Mito ou realidade? Beber muita água faz bem para a pele?