Motivação

Cultivo de cacto exige atenção especial com as regas

Por Redação Doutíssima 12/12/2015

Quando se fala em cacto, o que vem a sua mente? Areia, deserto, calor e clima árido. Essa associação não está errada.

A planta faz parte da família das cactáceas e 1.480 espécies já foram catalogadas em todo o mundo, segundo um artigo publicado em 2015 na revista Nature Plants.

cactus istock getty images doutíssima

Existem 1.480 espécies de cactos catalogadas em todo o mundo. Foto: iStock, Getty Images

Ainda de acordo com esse artigo, só no Brasil existem 260 espécies que podem ser encontradas tanto na Caatinga quanto no Pampa gaúcho.

Com uma variedade assim, não é surpresa que essa planta seja utilizada para a decoração, mas é necessário ficar atento aos cuidados.

Cuidados necessários

O cacto necessita que a incidência de luz e rega seja regulada. Nem água demais e nem água de menos. Durante o verão, uma regada por semana é suficiente e, no inverno, duas vezes no mês são mais do que suficientes. Lembre-se de molhar apenas a terra, pois as folhas podem apodrecer se forem regadas.

Esse tipo de planta necessita de luz indireta para realizar a fotossíntese, por isso as deixe expostas ao sol apenas algumas horas por dia. É recomendado pesquisar sobre a espécie que escolheu.

Benefícios da jardinagem

De acordo com um estudo realizado na Noruega com pessoas com depressão, a jardinagem ajuda a melhorar a saúde mental das pessoas. Os especialistas sugeriram que essa prática contribui para as pessoas a buscarem soluções para períodos difíceis de suas vidas.

A jardinagem é uma atividade física que pode ser feita tanto por idosos quanto por crianças ou pessoas com deficiência.

E já que estamos falando de benefícios à saúde, o suco de cacto foi estudado pela American Heart Association, que observou a redução dos níveis de colesterol.

Cacto pode fazer parte da sua decoração

Já ouviu falar de terrários? Nada mais são do que miniaturas de jardins que foram inventadas há mais ou menos 150 anos pelo médico inglês Nathaniel Ward. São alternativas para quem quer inovar na decoração e cultivar cactos em casa.

Na hora de montar o seu terrário, você pode colocar pedras brancas que servem para evitar a compactação do solo e reter a umidade. Adubos e fertilizantes que são próprios para esse tipo de planta suculenta ajudam a manter as plantas saudáveis e podem ser encontrados em supermercados.

O que você vai precisar para fazer um terrário com cactos?

Materiais:

  • Recipiente transparente de boca larga e altura de cerca de 25 cm (aquário de vidro, por exemplo)
  • Areia
  • Terra adubada
  • Pedrinhas ou cascalho
  • Carvão vegetal triturado
  • Plantas pequenas como: musgos, bromélias e cactus
  • Pequenos bichinhos como formigas, aranhas e joaninhas
  • Filme plástico para fechar o terrário
  • Ferramentas de jardinagem
  • Telas de arame ou náilon

Como montar:

A primeira camada do terrário deve ter cascalho e pedras. Depois adicione a areia. Essas duas camadas devem ajudar na drenagem da água.

Cada camada deve ter no mínimo 5 cm, sendo que a de areia deve ser mais espessa. Por fim, acrescente terra adubada. Para que seu jardim em miniatura não exale cheiro acrescente carvão vegetal triturado.

O filme plástico e as telas são utilizadas para fechar o terrário, isso é claro, se você optar por um jardim fechado. Nunca use areia da praia, pois contém altos índices de sal.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!