Motivação

Terrário é opção prática para quem quer ter plantas em casa

Por Redação Doutíssima 09/12/2015

Rotina agitada e pouco tempo para dedicar a jardins convencionais tornam o terrário uma alternativa atrativa para quem deseja ter plantas em casa. Há mais ou menos 150 anos, o inglês Nathaniel Ward inventou essa forma de cultivo com o objetivo de observar pupas de borboletas, mas esporos e sementes deram origem a um ecossistema em pequena escala.

 

Essa miniatura de jardim podem se tornar parte da decoração do ambiente e não necessita de muitos cuidados. Existem diferentes tipos de terrários: aqueles de ambientes úmidos, nos quais é possível criar minhocas e caramujos, e os de ambiente é árido e propicia o desenvolvimento de plantas suculentas e cactos.

terrário istock getty images shutterstock

Miniatura de jardim podem se tornar parte da decoração da sua casa. Foto: iStock, Getty Images

 

Como cuidar do seu mini jardim

Se você optar por criar animais no terrário será necessário colocar a malha para permitir que eles respirem. Já para as miniaturas de jardins fechadas devem ser utilizadas tampas transparentes de boa vedação.

 

Terrários abertos exigem mais cuidados durante a manutenção, pois ocorrem trocas gasosas e de água com o ambiente externo. Deve-se controlar a ventilação para simular o ambiente no qual as plantas escolhidas estão acostumadas.

 

Opções de terrário para casa

Separamos duas alternativas de terrários para que você possa escolher a que cabe no seu bolso e combina com o estilo da sua casa.

 

Terrário úmido

 

Materiais necessários:

 

– Recipiente transparente de boca larga e altura de cerca de 25 cm (você pode usar uma garrafa de PET de 2,5 litros)

– Areia

– Terra vegetal com adubo

– Pedrinhas ou cascalho

– Carvão vegetal triturado

Plantas pequenas que gostam de água, como: musgos, bromélias, azaléias, plantas carnívoras

– Pequenos animais como formigas, aranhas, joaninhas, caramujos, planárias, minhocas, louva-deus

– Filme plástico para fechar o terrário

– Ferramentas de jardinagem ou colheres e facas para auxiliar na hora do plantio das mudas

– Telas de arame ou náilon

 

Como montar:

 

Quando escolher a garrafa PET, opte por garrafas plásticas transparentes, pois as plantas precisam de luz para fazer fotossíntese. Desinfete a PET com álcool para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

 

Coloque cascalho ou pedras pequenas no fundo do recipiente e depois areia. Essas camadas ajudam a drenar água. Logo acima, coloque terra vegetal com adubo e não esqueça que cada camada deve ter no mínimo 5 cm. Adicione carvão triturado para evitar que o terrário exale mau cheiro e cause apodrecimento das raízes.

 

Faça pequenos furos na terra utilizando colheres ou pás de jardinagem. Plante as plantas com 2 cm de intervalos entre elas. Para regar as plantas, use água desclorada. Para retirar o cloro é necessário encher um copo ou bacia com água e deixá-lo aberto por 24 horas. Tome cuidado para não encharcar o solo, pois as plantas podem morrer por excesso de umidade.

 

Terrário árido

 

Materiais:

 

Os materiais necessários para esse tipo de miniatura de jardim são iguais aos do listado anteriormente para o terrário úmido, mas para esse ecossistema árido não será utilizado a terra vegetal com adubo. Por isso, as camadas serão maiores, principalmente a camada de areia.

 

O sistema árido deve ser regado pouco e as plantas indicadas para esse ambiente são cactos e outras plantas suculentas. Ao invés de usar uma garrafa PET, use um recipiente de vidro, como um aquário, para fazer esse tipo de terrário.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre terrário? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!