Exercícios > Fitness

Dicas ajudam a conquistar um corpo atlético sem exageros

Por Redação Fortíssima 11/01/2016

É comum as pessoas realizarem uma série de promessas a cada início de ano e uma das mais frequentes é entrar em forma. Mas chegar a um corpo atlético em pleno verão não é uma tarefa fácil, principalmente por conta das férias e viagens.

Para não abandonar tudo e retomar somente meses depois, o segredo é escolher uma modalidade que você goste e tenha prazer de praticar mesmo quando poderia ficar deitado por algumas horas a mais.

corpo atlético-doutissima-shutterstock

Conquistar um corpo atlético exige dedicação, mas é possível. Foto: Shutterstock

Escolha um esporte para entrar em forma no verão

Você não precisa virar um escravo da academia para começar nesse novo projeto. Praticando alguns esportes na praia, por exemplo, já é possível começar a trilhar esse caminho e chegar ao corpo atlético desejado.

O tênis é uma excelente opção para essa estação do ano – desde que você opte por horários adequados, para não ter uma exposição excessiva ao sol. Melhora a saúde como um todo, sendo uma boa alternativa para quem deseja tonificar músculos. É um esporte de baixo impacto e por isso indicado para a maioria das pessoas.

Por outro lado, o futebol é uma paixão nacional e vem sendo praticado cada vez mais por mulheres. Jogá-lo na praia é uma ótima forma de queimar calorias e melhorar o equilíbrio como um todo. Porém, vale a pena fazer uma visita ao médico para saber se você está em condições para tanto esforço físico.

Se você quer uma atividade mais leve, saiba que essa época do ano é perfeita para o ciclismo. Basta pegar a bicicleta e sair pedalando. Essa modalidade aumenta a força e tonifica os músculos, além de melhorar a saúde cardiovascular.

Tudo isso parece demais para começar? Então vale tentar as caminhadas por percursos que podem ser aumentados ao longo do tempo. Com um preparo físico melhor, dá até para inserir momentos de corrida na rotina.

Dicas para conquistar um corpo atlético

Escolher um esporte é um excelente começo para quem deseja entrar em forma e conquistar um corpo atlético, mas apenas isso não basta. Confira mais algumas dicas valiosas que ajudam no processo.

  • Alimentação

Se você quer entrar em forma é preciso cuidar da alimentação. A lógica é bastante simples: você precisa gastar mais calorias do que consome. E para controlar o consumo, o ideal é investir em alimentos naturais e grãos integrais, mais leves.

  • Exercícios

Muitas pessoas não possuem disposição para adotar um esporte, mas também não desejam recorrer à academia. Para elas, uma boa alternativa é fazer exercícios específicos – também capazes de proporcionar resultados.

Uma pesquisa da Universidade de Pittsburgh, dos Estados Unidos, concluiu que caminhar em ritmo acelerado de 30 a 60 minutos por dia é capaz de proporcionar a perda de três quilos em 18 meses.

  • Acessórios

Há diversos acessórios úteis que podem ser adquiridos para a realização de exercícios . Uma boa dica é investir em faixas elásticas, que possuem níveis de resistência distintos e permitem a escolha conforme sua condição. Utilize-as como um complemento para agachamentos e flexão de pernas, por exemplo.

  • Comprometimento

Você já descobriu que não é necessário se associar à academia e ir malhar todos os dias para entrar em forma. Porém, se você optar por um caminho mais leve e sem exageros, é preciso ter comprometimento com essa proposta. Esse é o maior segredo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!