Exercícios

Foam roller: veja vantagens de alongar no rolo de espuma

Por Redação Doutíssima 12/08/2015

As novas modas fitness ganham cada vez mais popularidade, e com elas, muitas dúvidas começam a surgir. É o caso do foam roller, um método de alongamento e terapia para dores musculares que exige o uso de um cilindro de espuma e seu peso corporal.

A pressão exercida pelo foam roller sobre os músculos assemelha-se bastante àquela obtida através da manipulação manual por um massagista.

foam roller

Rolo de espuma estimula a circulação e ajuda no alívio das tensões musculares. Foto: iStock, Getty Images

 

Foam roller é a nova moda fitness

O foam roller, ou rolo de espuma, não é algo novo. Antes de ganhar popularidade como técnica de autoterapia, ele já tem sido usado desde os anos 1970 por fisioterapeutas como forma de reabilitação, principalmente para o equilíbrio.

Atualmente, fisiculturistas e levantadores de peso apontam propriedades benéficas dessa ferramenta para melhora de desempenho muscular, amplitude de movimento articular e recuperação total do exercício.

 

O foam roller é simplesmente uma peça cilíndrica feita de algum tipo de espuma dura. Pense em um macarrão de piscina, por exemplo, mas um pouco mais denso e maior em diâmetro. As técnicas são simples, basta usá-lo para aplicar pressão em áreas sensíveis dos músculos.

 

Essa ferramenta é uma forma de liberação miofascial, onde a pressão aplicada a pontos específicos do corpo é capaz de aliviar a tensão muscular e restaurar a função normal dos músculos. Ela consegue alongá-los, rompendo as aderências que muitas vezes se formam entre as camadas musculares.

 

Como massagem, o rolo estimula a circulação, elimina as toxinas e ajuda a restabelecer os padrões de movimento adequados. Ele é capaz de aliviar a dor e melhorar o desempenho no exercício físico.

 

Estudos comprovam a eficácia do foam roller

Um estudo publicado no Journal of Strength & Conditioning Research mostrou que o uso de um rolo de espuma antes do treino aumenta a amplitude do movimento sem diminuir a energia, sugerindo que essa técnica pode substituir um alongamento estático.

 

Outra pesquisa, publicada na Medicine & Science in Sports & Exercise, analisou 20 homens que fizeram um treino de dez séries de dez agachamentos. Após o exercício, metade utilizou o foam roller por 20 minutos e metade seguiu sua rotina pós-treino habitual.

 

Os resultados indicaram que o grupo que utilizou o rolo de espuma saiu-se melhor nos dias após o trabalho. Aqueles que utilizaram o rolo tiveram menos dor e melhor desempenho em testes de salto vertical, amplitude de movimento e contração muscular.

Além disso, a dor deles atingiu o pico 24 horas após o treino, enquanto para os demais, isso ocorreu apenas 48 horas após a atividade.

 

Vantagens e desvantagens do método

Os benefícios mais óbvios da ferramenta são maior fluxo de sangue, melhora na circulação e aumento da amplitude de movimento. Isso tudo diminui a chance de lesões, bem como o tempo de recuperação após um treino, permitindo a realização de mais sessões e resultados mais rápidos.

 

Porém, alguns especialistas acreditam que esse método tem suas desvantagens, principalmente porque nem sempre é feito sob a supervisão de um profissional capacitado. Antes de acrescentá-lo em sua rotina fitness, procure conversar com um fisioterapeuta para aprender a utilização correta dessa técnica.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!