Exercícios

5 fatos sobre a importância dos exercícios físicos para manter-se saudável

Por Redação Doutíssima 19/10/2014

A cada dia que passa, as evidências aumentam e são mais convincentes de que o ideal é que todas as pessoas deveriam aderir à prática de exercícios físicos.

 

Exercícios físicos são importantes em qualquer idade

 

Manter o corpo em atividade é indicado para pessoas de todas as idades, que estão de um modo geral inativas fisicamente. Assim, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar a atividade física moderada regularmente.

exercicios-fisicos

Previna doenças e invista na sua qualidade de vida com atividades físicas. Foto: iStock, Getty Images

A atividade física não precisa ser extenuante para ser benéfica. Pessoas de todas as idades obtêm benefícios ao participar regularmente de atividade moderada por 5 ou mais dias da semana.

 

5 verdades sobre os exercícios físicos

 

Se você ainda não está totalmente convencido dos benefícios que envolvem a adoção de uma rotina de exercícios físicos, confira alguns fatos relacionados às vantagens da prática constante de atividade física:

 

1. Combate o risco de morte súbita

 

A prática de exercícios físicos de forma regular reduz de forma considerável o risco de se acometido por doença arterial coronariana. Além disso, uma rotina de atividades físicas diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta – fatores que podem desencadear uma morte súbita.

 

Também reduz o risco de ter um segundo ataque cardíaco em pessoas que já tiveram um. Além disso, diminui a chance de desenvolver pressão alta e ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas que já têm hipertensão.

 

2. Ajuda a controlar o peso corporal

 

Uma vez que o peso corporal é controlado e as taxas de gordura do organismo diminuem em função da prática de exercícios físicos, diminui o colesterol total e os triglicerídeos e se eleva o bom colesterol HDL.

 

3. Fortalece ossos e articulações

 

Por meio dos exercícios é possível adquirir músculos mais fortes e sadios e isso influencia também na saúde dos ossos e articulações.

 

4. Ajuda a envelhecer com qualidade de vida

 

Para os idosos, a prática de exercícios físicos é fundamental. Além de melhorar o equilíbrio e assim reduzir o índice de quedas, também ajuda a aliviar dores resultantes da artrite.

 

Além disso, adotar atividades físicas regularmente é uma prática associada ao menor número de hospitalizações, visitas médicas e uso de medicação. Também ajuda pessoas mais velhas a ficarem mais fortes e serem mais capazes de moverem-se sem cair o ficar excessivamente cansadas.

 

5. Antidepressivo natural

 

Praticar exercícios físicos proporciona a liberação de hormônios como a endorfina, o que ajuda a diminuir os sintomas de ansiedade e depressão. Além disso, promove o bem-estar psicológico e reduz sentimentos de estresse.

 

Movimente-se já!

 

Praticar exercícios físicos é bom para o corpo e para a mente, proporcionando para que você tenha uma qualidade de vida a longo prazo. E o melhor: atualmente existem diversas opções para quem deseja se movimentar.

 

Por isso, independente da sua idade ou da sua condição física e disponibilidade de tempo, é possível encontrar a atividade mais adequada ao seu perfil e começar hoje mesmo a trazer uma vasta gama de benefícios para a sua vida. Não perca mais tempo e mexa-se assim que possível.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!