Exercícios

Encontre o seu treino ideal para ficar enxuta

Por Redação Doutíssima 01/03/2015

Treinamento funcional, musculação, hipertrofia, pilates, body jump. Associada à uma dieta balanceada, a atividade física oferece uma gama imensa de possibilidade para deixar qualquer uma enxuta. Você não gosta de correr? Não gosta de exercícios com peso? Prefere se exercitar ao ar livre? Calma, tem treino para todos os gostos. Escolha o seu.

 

enxuta

Há modalidades para todos os estilos de vida, o importante é não ficar parada, nunca. Foto: iStock, Getty Images

Treinamento funcional

 

É baseado nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. Permite a você ficar enxuta enquanto ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Ao contrário da musculação, não trabalha com movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados.

 

Por esta razão, o treinamento funcional se transformou numa alternativa interessante para quem se cansou dos exercícios tradicionais da academia. Este tipo de treino permite, com a ajuda de acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes, o trabalho mais profundo da musculatura.

 

Além de ajudar a prevenir lesões, permite melhorias cardiovasculares, redução do percentual de gordura, emagrecimento e definição muscular. Segundo seus adeptos, permite a combinação de diferentes habilidades e acaba com a monotonia das academias.

 

O treinamento funcional também permite a hipertrofia. Neste tipo de treino, ela se dá maneira sistêmica e harmônica, tanto da parte superior quanto inferior do tronco.

 

Musculação para ficar enxuta

 

Outra forma de ficar enxuta é praticando a musculação. Especialmente se você ainda tiver o objetivo de aumentar a massa muscular, ou se tiver pressa para obter os resultados estéticos. Ao contrário do treinamento funcional, esta modalidade permite trabalhar os grupos musculares isoladamente e com mais especificidade.

 

Além disso, exerce um impacto direto sobre as atividades que exijam maior capacidade muscular para serem executadas. Um programa de duas a cinco vezes por semana aumenta o condicionamento físico, aumenta amassa magra e diminui a gordura, deixando você enxuta.

 

É na musculação que vão encontrar não só a definição da massa muscular, mas também o volume, ao contrário do treinamento funcional.

 

Pilates

 

Esta modalidade é feita com base no controle da respiração e alinhamento da coluna. Isso é feito por meio do fortalecimento de músculos profundos do tronco e abdome. Esta é uma ótima opção para quem já está enxuta e precisa apenas tonificar os músculos. A prática do pilates define abdome, glúteos e pernas.

 

Body jump

 

O treino é realizado sobre um mini-trampolim, com saltos e movimentos de corrida. São treinos dinâmicos e divertidos que aliam drenagem linfática, resistência e movimentos de alta contração dos músculos das pernas.

Além disso, ainda melhora o sistema cardiorrespiratório, reduz a gordura corporal, aumenta a agilidade, equilibro e a coordenação motora, fortalece e enrijece os músculos das pernas, coxas, abdômen e glúteos, reduz a celulite e alivia o stress.

 

O ideal para ficar enxuta

 

Muitos especialistas sugerem uma mistura de modalidades. Juntar as técnicas para chegar ao objetivo e ficar enxuta, com saúde e corpo modelado é bastante comum atualmente.

Por exemplo, o equilíbrio do body jump, aliado ao controle da respiração do Pilates, e somado às possibilidades da musculação e os benefícios recentes que o treino funcional têm demonstrado, permite que uma técnica complete a outra, e o resultado fica perfeito.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!