Motivação

Quer obter o visto americano? Saiba como no passo a passo

Por Redação Doutíssima 26/10/2015

Viajar para os Estados Unidos e conhecer a cultura do país é o sonho de muitos brasileiros. Mas para entrar é preciso ter o visto americano, seja para turismo, estudo ou trabalho.

O território comandado pelo presidente Barack Obama é o local onde mais transitam brasileiros. Em segundo lugar está a Argentina, segundo uma estimativa da Organização Mundial do Turismo.

visto americano shutterstock doutissima

Para entrar nos Estados Unidos é preciso ter o visto, seja para turismo, estudo ou trabalho. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para obter o visto americano

Primeiro, é preciso saber que existem vários tipos de visto: para turismo, para trabalho, para estudo e para residência. Cada um tem exigências e chances de aprovação diferentes. Em todos os casos, é preciso acessar o site da embaixada americana para ter acesso ao formulário necessário.

O visto americano para turistas exige, além de uma lista de documentos, o preenchimento do formulário DS-160. O documento e as instruções estão em inglês, então se você não tem conhecimento algum da língua vai precisar de uma ajudinha.

Antes de começar a preencher o formulário, anote o número fornecido por questões de segurança. Tenha em mãos passaporte, carteira de identidade e outros documentos que serão necessários para completar as informações.

Após o preenchimento completo do formulário para obtenção do visto americano, é preciso agendar a entrevista em um dos centros de atendimento da embaixada no Brasil. Para marcar o horário basta acessar o site ou reservar através do número de telefone disponível na página.

Para completar o agendamento, é preciso pagar uma taxa de US$ 160. No dia e horário marcados, você deve comparecer no Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos ou no Consulado para fazer a foto e tomarem as impressões digitais.

Em outro agendamento é efetuada a entrevista. Nesse dia é preciso levar o passaporte válido, qualquer passaporte velho com visto vencido e outros documentos que achar necessário. Recomenda-se levar qualquer documentação que comprove bens no Brasil (imóveis e automóveis), comprovante de matrícula seu ou dos filhos, diploma ou até contrato de alguel.

Após a entrevista, se aprovado, o passaporte poderá ser retirado ou enviado para a sua residência em até 10 dias úteis.

Países que exigem visto dos brasileiros

O visto americano é o mais popular, já que muitas pessoas desejam visitar a terra do Tio Sam. Mas outros destinos também exigem dos brasileiros uma aprovação prévia do governo local para entrar no país.

Entre os destinos populares para os brasileiros e que exigem o visto de entrada são Canadá, Austrália, China e Japão. Países africanos como Angola, Tanzânia, Moçambique, Quênia e São Tomé e Príncipe também pedem uma aprovação prévia para a estadia no local.

Entrada livre

Todos os brasileiros têm passagem livre para os países do Mercosul, incluindo Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela e outros. No caso de viagem a esses destinos, está dispensado o uso de passaporte e a carteira de identidade é suficiente.

Outros roteiros que dispensam a solicitação de entrada com antecedência são Holanda, Áustria, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Equador, Eslováquia, Filipinas, Coréia do Sul, Finlândia, Grécia, Israel, Luxemburgo, Marrocos, Malásia, Noruega, Mônaco, Panamá, Polônia, Portugal, Suécia, Rússia, Tailândia, França, Espanha, Reino Unido e outros.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!