Dica do Nutricionista

Chá ou café? Descubra qual dos dois é o melhor para a saúde

Por Redação Fortíssima 19/01/2016

Uma xícara de chá quente e saboroso ou um delicioso café estimulante, o que você prefere? Pesquisadores de todo o mundo se dedicam a estudar as propriedades do chá e do café com o intuito de eleger qual das bebidas é mais benéfica.

O que se descobriu é que cada uma delas pode oferecer vantagens distintas, de acordo com o seu objetivos – sejam eles ficar mais alerta, dormir melhor, evitar doenças ou proteger o coração.

Chá x café

Antes de escolher entre um e outro, saiba que é preciso deixar de lado alguns mitos. Pesquisadores da companhia Unilever, na Grã-Bretanha, descobriram que, apesar de uma xícara de café conter cerca de 75mg a mais de cafeína do que o chá, ambas as bebidas deixam seus consumidores sentindo níveis parecidos de alerta conforme as horas passam.

O estudo detectou ainda que pessoas que consumiram chá ou café tiveram o mesmo tempo de reação a um estímulo, o que indica um nível de concentração semelhante. Assim, os cientistas demonstraram que a dosagem de cafeína não é o fator mais relevante. O aroma e o sabor também despertam os sentidos.

Por isso, se você preferir, vale trocar o chá pelo café durante a manhã. Para quem sofre de insônia, essa pode ser uma boa alternativa. Isso porque pesquisadores da Universidade de Surrey, na Inglaterra, perceberam que a maior diferença entre as duas aparece quando encostamos a cabeça no travesseiro.

Ao comparar voluntários que consumiram a mesma quantidade das bebidas no decorrer de um dia, os cientistas detectaram que quem prefere o café tem mais dificuldades para adormecer. O principal motivo é a concentração maior de cafeína, que permite que a substância permaneça por mais tempo no organismo.

chá-doutissima-shutterstock

Você não precisa escolher entre um e outro. Foto: Shutterstock

Quando o assunto é evitar doenças e fortalecer o organismo, as vantagens também são distintas. Uma análise de estudos científicos publicada pelo Australian & New Zealand Journal of Psychiatry revelou que uma xícara de café por dia diminui o risco de depressão em 8%.

O chá, por sua vez, pode ajudar a reduzir em até 31% as chances do desenvolvimento de câncer de ovário, por conta de seus antioxidantes. É isso que sugere um estudo feito na Universidade de East Anglia, na Inglaterra.

Chá verde e café reduzem risco de AVC

Quer mais benefícios? Para proteger o cérebro, conforme sugere uma pesquisa feita na Universidade de Osaka, no Japão, café e chá verde são eficazes. O estudo, que analisou os hábitos alimentares de mais de 82 mil pessoas, detectou que beber uma xícara de café por dia reduz em 20% o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

Enquanto isso, consumir duas ou três xícaras de chá verde diariamente diminui as chances de AVC em 14%. Ou seja, se o objetivo for manter a saúde em dia, você não precisa optar por um ou outro. As duas bebidas oferecem vantagens semelhantes, em maior ou menor grau. O ideal é variar no consumo para usufruir do sabor delicioso desses clássicos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!