Dica do Nutricionista

Sopas detox auxiliam no combate à má digestão: veja opções

Por Redação Doutíssima 09/08/2015

Com a estação do frio e das chuvas, nem sempre é possível manter a rotina de treinos e exercícios. Mais tempo em casa para ficar em frente à televisão e comer bobagens. Conheça algumas sopas detox que podem ajudar a melhorar sua digestão e, consequentemente, sua saúde.

 

Sopas detox e digestão

O termo é utilizado porque significa desintoxicar, ou seja, limpar o organismo. As sopas detox, portanto, são utilizadas não apenas para alimentar, mas assim como acontece com os sucos que têm a mesma finalidade, servem para eliminar toxinas dos exageros da alimentação no corpo.

sopas detox

Sopas que levam ingredientes diuréticos ajudam a eliminar as toxinas do organismo. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com a nutricionista Sarah Winck Almeida, alimentos diuréticos – ricos em vitaminas e minerais – são utilizados nas receitas de sopas detox. “Assim eles irão ajudar na eliminação dessas toxinas, além de ter atuação antioxidante”, explica. Ela pondera que para os efeitos serem os esperados, o consumo deve ser regular.

 

Exemplos de sopas detox

Para preparar sopas detox sem erros, deve-se deixar a carne vermelha, o leite e derivados, queijos, embutidos e carboidratos refinados de lado no preparo. Ela deve, sim, ter em sua receita vegetais verdes como espinafre, brócolis, repolho ou couve, que podem ser associados a cenoura, batata doce, abobrinha, cereais ou raízes como mandioquinha ou inhame.

 

O gengibre, que por si só possui propriedades termogênicas e antioxidantes, é um ingrediente bastante requerido quando se fala em sopa detox. Ele pode ser combinado com batata doce, abobrinha ou mesmo com as duas juntas. A raiz pode ser refogada com cebola, alho poró, alho e espinafre, além de azeite de oliva e água, para cozinhar bem.

 

Esse tipo de sopa, diz a nutricionista, é interessante porque embora contenha carboidratos, é composta de baixo índice glicêmico. “E é potencializada pelas características do gengibre”, completa.

 

Confira duas receitas de sopa detox para ajudar a eliminar as toxinas do seu organismo.

 

1. Sopa com abobrinha, batata doce e brócolis

sopas detox

Foto: Shutterstock

 

Ingredientes:

 

– 100g de abobrinha

– 100g de batata doce

– 100g de brócolis

– 100g de alho-poró

– 2 colheres de sopa de gengibre

– 1 cebola

– 1 dente de alho

– Azeite de oliva (apenas um fio)

–  Sal a gosto

–  1 litro de água

 

Modo de preparo:

 

Coloque a água em uma panela e leve ao fogo (médio) até ferver. Adicione os legumes, o gengibre e cozinhe-os por 30 minutos. Deixe esfriar.

 

Em outra panela, refogue a cebola no azeite até dourar. Então misture com a sopa. Junte tudo no liquidificador para que vire um creme e adicione sal a gosto, lembrando de não exagerar. Esquente novamente e sirva.

2. Sopa com abóbora

sopas detox

Foto: Shutterstock

 

Ingredientes:

 

– 1/2 abóbora picada em cubos

– 1 cebola picada

– 3 dentes de alho

– Água fervente

– 1 pedaço de gengibre

– Azeite a gosto

– 2 colheres (sopa) de óleo

– 1 colher (chá) de sal

– Pimenta a gosto

Modo de preparo:

 

Aqueça o óleo em uma panela e refogue a cebola e o alho. Junte a abóbora e o gengibre. Deixe refogar mais um pouco.

 

Cubra os ingredientes com água fervente e deixe cozinhar – até que a abóbora desmanche.

 

Retire do fogo e bata no liquidificador até obter um creme. Leve novamente ao fogo para aquecer. Sirva com um pouco de azeite.

 

Como lembra a nutricionista, as sopas detox devem ser incluídas no cardápio de forma regular e não esporádica. Isso vai fazer com que suas propriedades tenham resultados duradouros. Assim, aproveite que o clima atual é propício para seu consumo e comece agora a aderir a esse hábito saudável.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!