Remédios Caseiros

Descubra quais são os benefícios do chá verde e tire proveito

Por Redação Doutíssima 11/11/2015

Os benefícios do chá verde já foram tema de diferentes estudos ao redor do globo. Um dos mais recentes, conduzido em 2014 pela Universidade de Basel, na Suíça, sugere que a erva medicinal melhora as funções cognitivas. Ou seja: a bebida ajudaria a proteger o cérebro de doenças como o Mal de Alzheimer.

O estudo suíço envolveu voluntários que consumiram 27,5 g de chá verde antes de passarem por testes de memória, sendo monitorados por aparelhos de ressonância magnética. No final, os pesquisadores conseguiram relacionar o consumo da bebida com a melhoria das atividades cerebrais. Mas os benefícios da erva vão muito além das capacidades cognitivas.

beneficios-do-cha-verde-doutissima-istock-getty-images

Chá verde é muito conhecido mundialmente como um poderoso aliado das dietas. Foto: iStock, Getty Images

 

Entenda as vantagens do chá verde

O chá verde é muito conhecido como um poderoso aliado das dietas. Por conter substâncias como cafeína e flavonoides, ele atua de maneira termogênica no organismo. Em outras palavras, acelera o metabolismo e a queima de gorduras. Além disso, contribui para aumentar a sensação de saciedade ao longo do dia.

Segundo a nutricionista Paula Castilho, há também um outro componente recém descoberto pela ciência no chá, chamado de epigalocatequina, que atua diretamente sobre o controle do estoque de gordura no organismo. “Essa substância ativa um receptor responsável pela quebra de gordura”, explica.

Assim, de acordo com Paula, o chá pode ser um importante componente na reeducação alimentar de quem luta contra os ponteiros da balança. “Além de prevenir o entupimento das artérias e as doenças cardiovasculares”, ressalta. Há, ainda, os benefícios relacionados aos antioxidantes presentes na bebida.

As propriedades antioxidantes desaceleram a degeneração celular. Isso faz com que o chá verde auxilie na prevenção do envelhecimento precoce da pele e de diferentes tipos de câncer. Um estudo do publicado pelo The American Journal of Nutrition cita, ainda, a redução do colesterol ruim, o LDL, como um dos benefícios terapêuticos do chá.

É importante considerar, também, as vantagens proporcionadas pela vitamina C presente na bebida. Ela contribui para manter o organismo protegido de doenças. “O chá conserva propriedades antibacterianas, preservando a saúde do fígado e do trato gastrointestinal”, aponta Paula.

Como consumir chá verde?

Para usufruir plenamente dos benefícios do chá verde, é necessário consumir a bebida em quantidades adequadas. Um adulto deve beber, no máximo, duas xícaras ou 300 ml por dia.  Além disso, é necessário pontuar que a erva não é indicada para crianças, gestantes, pacientes com hipertensão, glaucoma e irritações gástricas.

 

A contraindicação está relacionada ao fato da bebida conter altas quantidades de cafeína e propriedades diuréticas. Quem aposta na erva para o emagrecimento também precisa ter cuidado com os exageros. Em altas quantidades, ela pode ocasionar taquicardia, insônia e alergias.

Quem não aprecia o chá pelo gosto amargo, tem a opção de consumir a erva combinada com frutas. “É possível usar a bebida com suco de abacaxi, melancia, limão, melão ou maçã. É uma forma de atenuar o sabor acentuado”, sugere a nutricionista.

Segundo ela, a melhor forma de consumir a erva é fazendo uma infusão com folhas. Basta aquecer a água até que esteja próxima do ponto de fervura e acrescentar duas colheres de sopa de chá verde seco. Depois, é preciso tampar e deixar descansar por cinco minutos. Por fim, basta coar e estará pronta para ingestão e para aproveitar os benefícios do chá verde.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!