Pele

Creme de hidratação para pele oleosa: tire suas dúvidas

Por Redação Doutíssima 28/01/2015

Qual mulher não tem pavor de espinhas e cravos no rosto, ou daquele aspecto de pele gordurosa? Pois essas são características da pele oleosa. E, para as meninas e mulheres que enfrentam esse probleminha, é fundamental ter cuidado com o creme de hidratação adequado para cada caso.

creme de hidratacao

Usar cremes adequados pode contribuir, e muito, para a saúde da pele oleosa. Foto: iStock, Getty Image

Em geral, a pele oleosa se manifesta na zona “T” do rosto, ou seja, na testa, nariz e queixo. Mas cuidado para não confundir pele mista com oleosa. A primeira também tem incidência de espinhas e cravos na região.  A diferença é que, a segunda, apresenta os poros dilatados e pele danificada e extra brilhosa.

Creme de hidratação ajuda a manter a pele limpa

 

Para higienizar e retirar boa parte da oleosidade do rosto, o ideal é usar sabonetes líquidos, em barra ou gel, neutros e com substâncias desengordurantes e adstringentes. Faça a lavagem duas vezes por dia, já que o uso excessivo pode gerar mais gordura na pele.

O creme de hidratação para esses casos deve conter propriedades que estimulem a produção e renovação das células, como o ácido salicílico e os alfa- hidroxiácidos. É fundamental o uso diário de protetor solar específico para o rosto, desde que não contenha óleos em sua composição.

Já as meninas que sofrem com a acne em excesso, além do creme e do sabonete, provavelmente, terão que tomar remédios via oral, como os antibióticos, indicados por um dermatologista. Mas isso ocorre apenas em casos específicos.

Outra questão importante é escolher um creme de hidratação que não obstrui os poros do seu rosto. Ele também não pode contribuir para a formação de novos cravos e gordura. Prefira os produtos com textura mais suaves e leves, como os hidratantes em emulsão, gel-creme ou loções, e evite os oil free.

Produtos com cheiros fortes devem ser definitivamente excluídos. Eles costumam causar alergias e irritações na pele, principalmente nos tratamentos contra as espinhas. Para melhores resultados aplique o creme sempre após lavar bem a pele com o sabonete neutro, também duas vezes ao dia.

Escolha o melhor creme de hidratação para a pele oleosa

 

Atualmente, o mercado oferece uma infinidade de opções de cremes para tratamento da pele oleosa. Para escolher o melhor, leve em conta os resultados e, se for o caso, o investimento para se livrar da gordura extra no rosto.

Effa clar Mat- La Roche- Posay

Embora tenha um nome complicado, é um creme de hidratação ótimo para hidratar a pele danificada e mantê-la por um bom período sem o aspecto gorduroso. Ele espalha fácil e é absorvido rapidamente na pele, mas não ajuda muito na diminuição dos poros.

Retinage Face

Esta é uma dica para quem já passou dos 30. O Retinage é uma loção que combate o envelhecimento da pele, mas por ter uma absorção rápida, é super indicado para as peles oleosas. Porém é bom lembrar que ele não combate espinhas.

Purif-AC

Este, na verdade, não é um creme de hidratação especificamente, mas sim um gel de limpeza facial com ácido salicílico. Ele limpa e purifica a pele, deixando-a super lisinha e seca. Além disso, elimina boa parte da acne.

Use uma pequena quantidade (semelhante a um grão de ervilha) todos os dias, já que o uso em excesso poderá fazer sua pele descascar. Enxágue o produto com muita água.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!