Filhos > Gravidez e Filhos

Aprenda como criar um quarto Waldorf original

Por Redação Fortíssima 28/01/2016

Está pensando em mudar a decoração do dormitório dos seus filhos? Uma alternativa para ir na contramão do moderno e do tecnológico é apostar em um visual mais natural, como propõe o quarto Waldorf ou antroposófico.

Moveis rudimentares de madeira em tons pasteis, cortinas de tecido para permitir a entrada do sol, tapetes de barbante, sisal ou pele de carneiro. Esqueça o laminado, o plástico, as cores chamativas. Quanto menos industrializado, melhor. Tudo deve ser simples e remeter à natureza.

Decorando um quarto Waldorf

No quarto Waldorf, os berços devem ter grades e rodinhas e o cercado precisa funcionar como um local de transição entre o ambiente conhecido e onde a criança dorme. Médicos defensores da teoria antroposófica veem nesses dois locais a segurança necessária para os pequenos não fiquem expostos às sujeiras e correntes de ar.

Além disso, a proposta é que o bebê se desenvolva e aprenda observando as atividades dos pais, por imitação. Naturalmente, sentirá o berço e o cercado como limitações quando conquistar sua primeira forma de locomoção.

Para que essa teoria dê certo, no entanto,  é importante  que os pais passem boa parte dos seus dias realizando suas próprias atividades dentro do quarto do bebê, para que ele crie afeto pelo local e ele deixe de ser apenas um dormitório.

O ideal é que o teto e paredes sejam pintados em tons bastante claros e neutros e você ofereça caixotes de madeira para serem arrastados ou servirem de assento para a criança.

Nada de baús ou cestos grandes cheios de brinquedo. Os poucos brinquedos presentes no quarto não devem ser de plástico, mas sim de madeira e tecidos naturais, para estímulo da sensibilidade visual, tátil e cognitiva.

waldorf-doutissima-shutterstock

O ideal é que os brinquedos sejam feitos de madeira, ao invés de plástico e compostos sintéticos. Foto: Shutterstock

Quarto Waldor: preço x criatividade

Para ter um quarto Waldorf ou antroposófico, você vai precisar buscar os móveis e acessórios em lugares mais específicos. Vale lembrar que, especialmente por causa dos materiais naturais, pode ser que saia um pouco mais caro do que um quarto tradicional.

Para que a nova decoração não saia do seu orçamento, a dica é usar e abusar da criatividade. Procurar em briques, lojas de venda de móveis usados na internet, fazer os acessórios você mesmo, solicitar mais de um orçamento para diferentes decoradores são algumas alternativas.

Se realmente acredita que esse tipo de quarto combina com a educação que pretende dar para suas crianças, vale até uma economia extra em outras despesas para criar o dormitório conforme você imaginou.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!