Dica do Dermatologista > Pele

Cuidados com a pele no verão: mais atenção para encarar o sol

Por Redação Doutíssima 26/05/2014

A cada vez que a estação do sol se aproxima, novamente surgem as dúvidas sobre quais os cuidados com a pele no verão. Isso porque nesta estação ocorre o aumento das atividades ao ar livre e o corpo fica mais à mostra e exposto ao sol.

É importante lembrar também que a incidência de radiação solar com mais intensidade sobre a Terra se dá justamente neste período do ano. O resultado disso é que, sem os cuidados com a pele no verão, aumentam os riscos de queimaduras e de câncer da pele, dentre outros problemas.

No verão, aumentam as atividades ao ar livre e o corpo fica mais exposto ao sol. Foto: Shutterstock

No verão, aumentam as atividades ao ar livre e o corpo fica mais exposto ao sol. Foto: Shutterstock

Alguns cuidados com a pele no verão

Duranteo verão, recomenda-se usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre (os quais retêm cerca de 90% da radiação UV), abusar de tecidos sintéticos (retêm apenas 30%). Além disso, evitar a exposição ao sol no horário compreendido entre as 10h e 16h (durante o horário de verão).

Quanto às barracas de praia, é importante dar preferência àquelas com tecido em algodão ou lona (materiais que absorvem 50% da radiação UV). Não se esqueça dos óculos de sol, que previnem doenças como cataratas e lesões á córnea.

Com o aumento das temperaturas atente para uma maior hidratação, interna e externamente. Um dos cuidados com a pele no verão mais importantes é beber muita água, sucos de frutas e água de coco. Todos os dias, aplique um bom hidratante, de acordo com o seu tipo de pele, pois isso ajudará a manter a quantidade de água na pele (entre 10% a 30%).

Uso do filtro solar

Uma vez que já temos como regra que a aplicação do filtro solar está inclusa no quesito cuidados com a pele no verão, devemos salientar para a intensificação do procedimento nesse período do ano. Além de ser aplicado diariamente, independe do momento, devendo ocorrer a qualquer exposição ao sol. Produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20 podem ser usados no dia a dia, enquanto os FPS 30 ou superior são ideais para uma exposição mais longa ao sol.

A aplicação deve acontecer de forma uniforme, cerca de 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. Reaplique a cada duas horas, porém, esse tempo pode diminuir se houver transpiração excessiva ou se você entrar na água. Proteja também as cicatrizes, que podem ficar escuras se não forem protegidas. Quanto às antigas, elas podem desenvolver tumores na pele, apesar de ser um evento raro. Coloque o filtro solar na cicatriz ou cubra-a com adesivos ou esparadrapos.

Para evitar o aparecimento da acne solar, provocada pela mistura da oleosidade da pele com o uso do filtro solar, lave o rosto com um sabonete ideal para o seu tipo de pele. Utilize tônicos adstringentes e opte por filtros solares com base aquosa ou em gel – que deixam a pele mais seca, diminuindo a oleosidade da pele.

Cuidados em crianças

Em crianças, o uso de filtro inicia a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele sensível da criança, de preferência os filtros físicos. Recomenda-se procurar um especialista para ajudar na escolha do produto.

Outro público que deve estar atento aos cuidados com a pele no verão é o de pele negra, que têm uma proteção natural pela maior quantidade de melanina produzida. Apesar disso, não podem esquecer do filtro solar, pois são pessoas também sujeitas a queimaduras e ao câncer da pele.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como fazer limpeza de rosto caseira

Acne: Saiba como lidar!

Estresse pode causar acne saiba mais

Sua dieta pode causar acne

Quais são os melhores exercícios para gravidez

Tratamento: como remover manchas de pele

Como cuidar da pele e controlar os desejos durante a gravidez?