Bem-Estar > Motivação

Descubra o melhor de Brotas para curtir as férias

Por Redação Fortíssima 13/02/2016

Que tal aproveitar as férias com uma boa dose de adrenalina? Esse é um dos principais atrativos da cidade de Brotas, localizada no interior de São Paulo. O município foi reconhecido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) como a capital nacional do segmento.

Capital nacional e também mundial. Isso porque, no início deste ano, o portal norte americano US News & World Report, a consultoria BAV e a escola de negócios Wharton, da Universidade da Pensilvânia, mostraram um estudo que coloca o Brasil no número um do ranking da categoria turismo aventura.

Para chegar a esse resultado, foram atribuídas notas em quesitos como diversão, receptividade, visual cênico, clima agradável e sensualidade. A média final do país foi de 9,3. Com a marca, o Brasil desbancou potências como Itália, Espanha, Nova Zelândia e Austrália.

Brotas é ideal para quem quer aventura

Para quem gosta de aventura, Brotas é um destino e tanto. Foto: Divulgação

Três atrativos turísticos de Brotas

Cachoeiras, quedas livres, parques, tudo isso espera você em Brotas. Se esse é o seu próximo destino, confira três atrativos turísticos da cidade, distante 250 quilômetros de São Paulo, que você não pode perder:

Cachoeiras das Três Quedas, da Cassarova e Quatis

Um dos principais pontos turísticos de Brotas, as cachoeiras existem em abundância na cidade. Na Cachoeira das Três Quedas, localizada na rodovia BRO 040, os visitantes podem passear a cavalo e praticar a descida de rapel pelas cascatas, conhecida como canionismo.

Já no complexo conhecido como Cassarova EcoParque, que abriga as cachoeiras Quatis e Cassorava, apresenta uma maior variedade de atividades em contato com a natureza. Lá é possível fazer além do canionismo, o cachoeirismo e a tirolesa – além de aproveitar as piscinas com águas naturais.

Parques Aventurah!, Jacaré e dos Saltos

Outro destaque de Brotas são os seus parques. Os mais conhecidos são o Aventurah!, o Jacaré e o dos Saltos. O primeiro recebeu a primeira plataforma de queda livre do Brasil, que proporciona  um salto livre de 25 metros de altura, a 60 metros do solo.

O local também dispõe de tobolago, pesca, slackline, arvorismo, tirolesa, stand up paddle, escalada, caiaque, rapel, trilhas e voo duplo. O Parque do Jacaré, por sua vez, é cenário de cânions e mata preservada, habitada por dezenas de espécies de animais silvestres e com uma atmosfera de fazenda.

Para quem busca um pouco mais de sossego, o Parque dos Saltos é a pedida. Localizado no centro de Brotas, ele foi construído para abrigar uma pequena usina hidrelétrica, atualmente desativada.

Areia que canta

Por falar em tranquilidade, a Areia que canta oferece uma sensação de paz única. O local é uma nascente gigante de águas cristalinas e cristais de areia superfinos, que produzem som ao serem movimentados.

A localidade  investiu bastante em infraestrutura e hoje oferece uma experiência de ecoturismo autêntica. Com direito a circuitos de frutas e pesca esportiva, sempre preservando também a tradicional cultura das fazendas antigas em seus almoços coloniais e sua loja de produtos regionais.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!