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Esporte

Slackline é esporte de equilíbrio que une mente e corpo. Conheça e pratique!

Por Redação Doutíssima 24/07/2014

A grande estratégia para melhorar a forma física e proporcionar o bem-estar é incorporar atividades divertidas e com inúmeros benefícios. Muitas modalidades abraçam a aptidão física, a saúde mental, a criatividade, a auto expressão, a interação social e o contato com a natureza. O slackline é uma destas modalidades que promovem uma vida saudável e equilibrada.

O slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon plana, presa entre dois pontos. Pode ser praticado no quintal de casa, na praia, em parques ou até 900 metros acima do solo. Algumas pessoas fazem isso por diversão, outros pelos seus benefícios para o corpo, e há quem opte pelo esporte em razão do bem-estar mental.

slackline

Slackline é esporte de equilíbrio sobre fita de nylon plana. Foto: marchello74/Shutterstock.com

Conheça o slackline

Em 2010, um estudo publicado no International Journal of Sports Medicine investigou o efeito do treinamento de slackline para o equilíbrio e a força. Embora o estudo não tenha encontrado nenhuma evidência direta de que ele seja um treinamento de força eficaz, relatou que as tarefas de resistência indicadas no estudo foram realizadas mais rapidamente pelos participantes envolvidos com a prática.

Outra pesquisa realizada em 2011, descobriu que a modalidade leva a uma melhora na postura e que houve um aumento estrutural e funcional do hipocampo, uma área do cérebro responsável pela memória. Com isso, é possível dizer que o slackline é bom para o cérebro e ajuda com questões de aprendizagem.

Benefícios do slackline

Veja quais são os benefícios desta prática esportiva para o corpo e a mente.

É como uma meditação

O desafio de se manter equilibrado leva a mente a um estado de total concentração. Com isso, a mente pode ficar mais clara, trazendo um estado “zen”. Adeptos da modalidade garantem que praticar o esporte pela manhã pode fazer você se sentir calmo e feliz durante todo o dia.

Aptidão e flexibilidade

O slackline faz maravilhas para o seu corpo. Poucos dias depois de sua primeira sessão, seu corpo pode doer um pouco, já que você vai trabalhar os músculos da barriga, das pernas e um monte de outros músculos que você nunca soube que você teve.

Postura, equilíbrio e coordenação

Para se equilibrar corretamente, e para ficar no slackline por mais de 3 segundos, você vai precisar ajustar a sua postura e, com o tempo, ela vai melhorar naturalmente, assim como o seu equilíbrio e a coordenação.

Como dar os primeiros passos

Se você gostou desta modalidade e quer praticá-la, muitas lojas de artigos esportivos já vendem o equipamento. Depois disso, é só escolher um lugar adequado e que garanta a diversão da família toda.

Primeiro, procure duas árvores que não ultrapassem mais que 10 metros de distância. Assim, fica mais fácil começar e, depois, pode aumentar a distância. Monte seu aparelho com uma altura aproximada de 30cm, afinal, você não quer se machucar se cair dele.

Comece equilibrando-se com um pé de cada vez e, depois, utilizando os dois pés. Não se esqueça de olhar sempre para frente e nunca para o chão. Flexione os seus joelhos, levante os braços e concentre-se na contração dos músculos do abdômen.

Quando der os seus primeiros passos no slackline, não precisa tentar chegar ao outro lado rapidamente. Leve o tempo necessário para conseguir o equilíbrio suficiente para que consiga desfrutar de todos os seus benefícios.

 

 

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