Esporte

Descubra 4 dicas de esportes radicais para praticar

Por Redação Doutíssima 19/02/2015

Os esportes radicais estão em alta ultimamente. Muito procurados por atletas, mas também por pessoas comuns que buscam um pouco de adrenalina, eles são ótimos para aliviar a tensão e dar sentido a expressão ‘saia do sedentarismo’.  

 

esportes radicais

A adrenalina está presente na prática de esporte radical, acelerando o coração. Foto: iStock, Getty Images

 

Você não precisa atravessar abismos na ‘corda bamba’, nem participar de uma maratona de dezenas de horas pelo deserto e tampouco pular de bungee jump da maior ponte do mundo.

Também são considerados esportes radicais rapel, arvorismo, MotoCross, paraglider, entre tantos outros. Vale a pena investir na adrenalina.

Adrenalina: a parceira ideal dos esportes radicais

A adrenalina é um hormônio importante para quem pratica esporte radical. Ela proporciona aquela sensação de frio na barriga e agita o coração.

Mas, além disso, quando combinada com outro hormônio chamado de noradrenalina, é a responsável pelo controle do medo, pelo estado de alerta, pela euforia e pelo comportamento relativo à impetuosidade.

Por exemplo: quando um montanhista chega a um penhasco e precisa atravessar para o outro lado, os níveis de adrenalina sobem e são eles que motivam, controlam e impulsionam o atleta a cumprir com seu objetivo.

4 dicas de esportes radicais para o final de semana

A máxima de que atleta de final de semana é só para se machucar também vale para os esportes radicais. Por isso, é importante se preparar ao longo da semana.

Alimentação, alongamento e exercícios são fundamentais para preparar o organismo para uma atividade que vai exigir controle emocional e resistência física. Praticar esporte radical também exige que uma equipe habilitada conduza as atividades. Nunca se arrisque sozinho.

 

1. Paraquedismo

Saltar de um avião em movimento não é para qualquer um, mas certamente é emocionante. O paraquedismo exige equipamentos e profissionais habilitados a conduzir o salto.

Se você tem interesse em pular de paraquedas, não precisa fazer diversas aulas para aprender. É possível fazer saltos duplos. Cardíacos e hipertensos não devem praticar este esporte radical.

 

2. Motocross

O MotoCross é um esporte radical indicado para quem gosta de velocidade. Praticado com uma motocicleta conhecida como off-road, o MotoCross pode ser feito em pistas específicas para o esporte ou ainda ao ar livre, em contato com a natureza.

Neste segundo caso, o ideal é escolher locais com obstáculos, para que o trajeto seja mais emocionante.

3. Rapel

O rapel é um dos esportes radicais mais praticados no Brasil. É uma atividade que necessita de equipamentos específicos e de profissionais capacitados para guiar os esportistas de fim de semana.

É possível fazer rapel em cachoeiras, paredões, penhascos, enfim, onde der para colocar uma corda e a pessoa tiver coragem de descer.

O legal do rapel é que ele une as pessoas, pois deve ser praticado em grupo, e proporciona contato com a natureza.

4. Caving

O Caving é a exploração de cavernas. Ótimo para quem quer contato com a natureza.  Para fazer caving, é preciso estudar a caverna e as condições do local antes de se aventurar.

Dependendo da caverna é possível aliar outros esportes radicais, como mergulho e rapel.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!