Clínica Geral

Hidratação é importante para manter o nível de água no organismo

Por Redação Doutíssima 09/10/2015

Que a água no organismo é indispensável para o seu bom funcionamento, ninguém pode discordar. Cerca de 60% do corpo de um ser humano adulto é composto por água. Ela tem papel fundamental no transporte de nutrientes e na regulação da temperatura corporal. Por isso, a quantia eliminada através da urina e do suor precisa ser reposta.

A questão que pode causar divergências de opinião se refere ao volume necessário de água a ser ingerido durante o dia. A classe médica e instituições de renome como a National Health Service, do Reino Unido, recomendam a ingestão um litro e meio a dois litros por dia, para garantir a hidratação necessária.

Mas será que a recomendação está correta? Um periódico publicado pelo British Medical Journal sugere que não há evidências claras em relação aos benefícios do consumo exato dessa quantia. O fato é que a orientação varia de acordo com o peso da pessoa, a temperatura do ambiente, a prática de exercícios físicos, a alimentação e a idade.

São muitas as variáveis que influenciam sobre a quantidade necessária de água no organismo. Entenda melhor no infográfico:

 

água no organismo infografico doutissima

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!