Nem sempre basta fechar os olhos para conseguir dormir. A insônia costuma ser uma incômoda parceira noturna. E ficar rolando na cama enquanto os ponteiros do relógio se locomovem pode ser um momento angustiante. Mas, o segredo de como pegar no sono, muitas vezes, está em seguir alguns cuidados. 

Se você tem alguma dificuldade para adormecer, as dicas a seguir podem fazer uma grande diferença na qualidade das suas noites. Se nada funcionar, é aconselhado procurar um profissional para entender melhor o que impede que você tenha uma noite tranquila e restauradora.

Ingerir chás com ervas como camomila ou tomar um banho são hábitos que ajudam a dormir. Foto: iStock, Getty Images
Ingerir chás com ervas como camomila ou tomar um banho são hábitos que ajudam a dormir. Foto: iStock, Getty Images

 

Como pegar no sono

Confira a seguir 10 dicas para dormir mais rápido e ter uma noite agradável:

 

1. Exercite-se

 

Não é uma questão de se exercitar logo antes de ir dormir, mas sim incluir alguma atividade física no decorrer do dia. O exercício melhora a qualidade do sono, a saúde e ainda deixa o corpo ansioso pelo descanso.

 

2. Fique longe de bebidas estimulantes

 

Cafeína é conhecida por despertar o organismo, mas o álcool também pode complicar a tranquilidade durante a noite. Evite ao máximo qualquer uma dessas substâncias próximo do horário de dormir.

 

3. Não force a barra com a comida

 

Comer bastante causa uma certa sonolência, mas fazer isso antes de ir para a cama não é uma boa ideia pela má qualidade do sono que você vai ter. Faça refeições leves durante a noite.

 

4. Não vá para a cama com fome

 

Se comer demais prejudica, não comer nada tem o mesmo efeito. A fome mantém o corpo alerta e não deixa você ter uma boa noite de descanso.

 

5. Tome um banho

 

Remover as impurezas do corpo com água quente causa uma boa sensação de bem-estar e alivia as tensões, tanto físicas quanto mentais. É um ótimo ritual para se preparar para dormir.

 

6. Uma xícara de chá

 

Algumas bebidas preparadas com ervas, como camomila, ou frutas, como o maracujá, ajudam a relaxar e acalmar o organismo. São ótimos para se ter por perto quando há alguma dificuldade para dormir.

 

7. Relaxe

 

Se banhos ou chás não são suficientes, meditação e alguns exercícios de yoga podem ajudar o corpo a começar a desligar das preocupações diurnas e entrar no modo descanso noturno.

 

8. Anote o que o preocupa

 

Uma espécie de diário é uma ótima ideia para quem precisa acalmar a mente e deixar as preocupações para o dia seguinte. Escreva aquilo que você tem pendente ou o que mais o perturba para pensar novamente naquilo só depois de acordar.

 

9. Prepare o “ninho”

 

Uma boa noite de sono depende de um ambiente acolhedor, aconchegante e confortável. Adapte o colchão, os travesseiros e a roupa de cama para o seu gosto para sentir-se o mais tranquilo possível ao deitar na cama.

 

10. Use os sentidos

 

Aromaterapia e o uso de sons para acalmar o ambiente são também ótimas alternativas para fazer você pegar no sono mais rápido. Experimente!

 

como pegar no sono infográfico doutíssima

Evite ao máximo o relógio

Agora que você já sabe hábitos sobre como pegar no sono mais rapidamente, é preciso evitar outras situações que podem atrapalhar a paz necessária para uma noite bem dormida. 

 

A American Academy of Sleep Medicine sugere que, depois de colocar a cabeça no travesseiro, você não olhe mais para o relógio. Ficar calculando quanto tempo você vai poder dormir e ansiando pelo momento de se entregar à tranquilidade não contribui para o descanso.