A babá eletrônica é hoje um item bastante popular entre as famílias com recém-nascidos. Ela garante um sono tranquilo tanto para o bebê quanto para os pais. Mas com o passar dos anos surgiu uma grande variedade de modelos e fica até difícil saber qual é a melhor opção para a sua casa e rotina.
Alguns modelos são bem caros e contam com uma série de recursos e funções que às vezes você nem precisa. Então, o ideal é pesquisar as opções, ver qual o tipo atende às suas necessidades e se você realmente vai usar tudo o que ela oferece.
Tipos de babá eletrônica
Existem dois tipos básicos de babá eletrônica: apenas áudio ou com áudio e vídeo. Ter a imagem, além do som, ajuda muito para evitar preocupações e idas desnecessários até o quartinho do bebê para ver se ele está respirando bem ou se não virou de bruços.
Uma função importante e que a maioria dos modelos tem é o modo de ativação por voz, em que o aparelho liga o som apenas quando detecta algum barulho, como um choro ou tosse do bebê.
Já os modelos mais modernos possuem a facilidade de conexão Wi-Fi, que permite ver a imagem a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, como tablet e celular. Assim, a babá eletrônica pode ser acessada de qualquer lugar, inclusive fora de casa.
Para os modelos com vídeo, é importante a presença luz infravermelha, que possibilita a visão noturna. Outra característica que varia bastante entre os modelos é o range, que mede o alcance do aparelho. Se a sua casa é grande, por exemplo, dependendo da distância ele pode não pegar.
Além disso, ainda é possível escolher a quantidade de câmeras, existindo aparelhos que variam de uma até cinco. Alguns diferenciais são o termômetro, que mede a temperatura no quarto do bebê, e o microfone, para que os pais possam falar com a criança.
Como escolher o modelo certo
O primeiro passo é decidir se você quer só escutar ou escutar e ver o seu bebê. Em alguns modelos com vídeo você pode até controlar a direção e zoom da câmera pelo aparelho que fica com os pais. A babá eletrônica com vídeo é uma facilidade principalmente quando a criança está nos primeiros meses, quando fazem barulhos que não é possível identificar.
Outro fator a ser considerado é a capacidade de alcance do aparelho, que deve atender às distâncias da sua casa. Vale fazer os cálculos antes de tomar a decisão. A dica principal é pesquisar bastante para encontrar a babá eletrônica com todas as funções que você precisa e que tenha um bom custo-benefício. Os preços podem variar de R$ 100 R$ 1.600.
E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!