A área da barriga está sempre entre aquelas que as pessoas mais querem mudar. Embora não exista formula mágica ou exercícios que visem especificamente atacar a pancinha, há dicas que você pode adotar para tornar mais fácil a perda de gordura na região.
Por que perder a pancinha é tão difícil?
Se você está fazendo dieta e exercícios, mas mesmo assim não consegue se livrar da gordura teimosa da barriga, pode haver algo escondido por trás disso. Muitas vezes, a razão pela qual é tão difícil se livrar da pancinha está ligada aos hormônios.
Ou seja, nem sempre é suficiente comer direito e praticar atividades físicas regularmente. Mais especificamente, é o cortisol quem pode estar causando esse acúmulo. Conhecido como hormônio do estresse, ele é essencial para a sobrevivência humana.
Sempre que seu corpo experimenta qualquer tipo de estresse (físico ou mental), o corpo o libera e, na sequência, inicia outras respostas fisiológicas necessárias para manter o seu funcionamento correto.
Em situações normais, a produção de cortisol costuma durar pouco tempo. O problema é quando as tensões do dia a dia se tornam mais frequentes e intensas. O resultado é a produção excessiva do hormônio.
Pesquisadores da Universidade de Yale, dos Estados Unidos, descobriram que mulheres com o corpo em forma que tinham altos níveis de cortisol, também tinham mais gordura abdominal.
Como perder a gordura teimosa da barriga
Cansou de dietas malucas para perder aquela gordurinha? Então confira algumas dicas que podem tornar mais fácil o processo de emagrecimento, especialmente na região do abdômen:
- Coma gorduras saudáveis
Ácidos graxos monoinsaturados são benéficos para o coração e ajudam a eliminar barriga. Uma pesquisa da revista Diabetes Care indica que pessoas que obtiveram cerca de 2% do total de suas calorias diárias a partir delas, não ganharam gordura visceral ao longo do estudo. Azeite de oliva, abacate e nozes são excelentes fontes
- Escolha alimentos com baixo índice glicêmico
Alimentos que possuem alto índice glicêmico causam picos mais rápidos de açúcar no sangue, o que por sua vez desencadeia a liberação de cortisol. Para ajudar a manter os níveis estáveis, escolha alimentos como feijão, lentilha e grão de bico
- Tome chá verde
Um estudo publicado no Journal of Functional Foods descobriu que as pessoas que bebiam chá verde todos os dias, durante 12 semanas, perderam quase 16 vezes mais gordura visceral. Para obter resultados semelhantes, você vai precisar de duas a quatro xícaras por dia
- Observe seus níveis de cálcio
Quando o corpo recebe pouco cálcio, ele produz um hormônio que sinaliza ao organismo para armazenar gordura. Satisfazer as necessidades diárias de cálcio pode ajudar a reduzir o nível desse hormônio
- Potencialize o treino de cardio
Um estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, descobriu que as pessoas que fizeram um treino de cardio moderado, cerca de 178 minutos por semana, ganharam praticamente nenhuma gordura visceral ao longo de oito meses
E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!