Bem-Estar > Motivação

Pegadas de coelho e outras dicas de brincadeiras para a Páscoa

Por Redação Fortíssima 26/03/2016

Além de comemorar a data e estimular a criatividade da criançada, fazer atividades diferentes na Páscoa também é um forma de promover a integração de toda a família. Seja fazendo as tradicionais pegadas de coelho pela casa, montando ninhos ou até mesmo produzindo os próprios ovos de chocolate, crianças e adultos participam e se divertem.

Como fazer as tradicionais pegadas de coelho

As pegadas de coelho espalhadas pela casa na manhã do domingo de Páscoa estão entre as brincadeiras clássicas para quem tem filhos pequenos. Pode ser simples, mas dá a impressão de que você recebeu uma visita especial, bastante esperada pelas crianças.

Existem diferentes formas de fazer as pegadas de coelho. Uma das mais simples é com farinha. Basta molhar a ponta dos dedos e passá-los no produto, fazendo marcas no chão, como se fossem patinhas.  

Outra dica é usar tinta branca, para ficar ainda mais elaborado e difícil de sair. Demanda um pouco mais de tempo, mas o resultado costuma ser mais realista. Para quem não tem muito tempo, também é possível comprar moldes já prontos, que podem ser encontrados como adesivos ou carimbos. A vantagem é a facilidade na limpeza.  

pegadas de coelho de Páscoa

Fazer um caminho com pegadas até o coelho ajuda a deixar a data mais emocionante. Foto: iStock, Getty Images

Outras dicas de brincadeiras para a Páscoa

Para deixar a brincadeira mais divertida, uma ideia é usar as pegadas de coelho para fazer uma caça ao ninho. As patinhas servirão como uma espécie de trilha para chegar até onde os ovos, brinquedos ou outros presentes estão escondidos. Para as crianças menores, os lugares podem ser mais fáceis de ser encontrados, podendo ser até mesmo pelo pátio.  

Já para os maiores, um tom de suspense cai bem. Você pode colocar pistas escondidas, em que a criança precisa resolver alguma charada para chegar até o próximo local e, no fim, encontrar o ninho.

Outra opção para quem tem mais pequenos em casa ou costuma juntar toda a família para comemorar a data é fazer a brincadeira do rabo do coelho. Basta desenhar um coelho de costas (que também pode ser comprado pronto ou impresso) e fixar o papel na parede. Depois, para fazer o rabo, pegue um pouco de lã e faça um pompom.

Agora é só vendar os olhos da criançada e dar dicas para colocar o pompom no lugar certo. Elas podem ser divididas em duas equipes, que ajudarão dando dicas. Quem conseguir em menos tempo, ganha a brincadeira.

E que tal integrar pais e filhos e ainda estimular a imaginação? Uma alternativa eficaz é pintar as cascas de ovos e confeccionar o ninho, com diferentes materiais. Além disso, que tal fazer o próprio ovo de chocolate em casa? Procure receitas diferentes e leve a garotada para a cozinha.