Motivação

Vaquinha: saiba como pedir ajuda financeira para a festa

Por Redação Fortíssima 18/12/2015

Deseja organizar uma festa e está sem dinheiro? Fazer uma vaquinha entre os convidados é uma ótima opção. Acontece que para não soar deselegante ou constranger seus amigos, é importante observar alguns aspectos antes de iniciar os preparativos.

Segundo uma recente pesquisa da Universidade de Rochester, quanto mais ocupada é sua vida social aos 20 anos e mais sólidos seus relacionamentos aos 30, maior será a sua expectativa de vida. O que você está esperando para organizar um evento e reunir seus amigos? Confira como fazê-lo.

vaquinha istock getty images doutíssima

Propor aos amigos mais próximos a divisão dos gastos pode ser uma boa opção para fazer a festa. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer uma vaquinha para organizar a festa?

Quando alguém se propõe a organizar uma festa costuma arcar com os custos dela. Se isso não é possível, você pode pedir aos convidados para colaborar. Nesses casos, é importante convidar apenas amigos mais próximos para o evento.

É bastante deselegante colocar uma pessoa com a qual você não possua intimidade numa situação desconfortável dessas – muitas costumam aceitar porque não se sentem à vontade para dizer não. Não pule a primeira regra: convide apenas amigos mais chegados.

Lembre-se que você tem liberdade com eles e, por isso, discuta a questão do dinheiro. Crie um grupo no WhatsApp ou faça uma lista de e-mail. Conte sobre seus planos, seja sincero ao dizer que não tem condições financeiras de bancá-lo e pergunte se aceitam colaborar.

Como está fazendo uma vaquinha, é importante poupar no local. Tente organizar o encontro na sua própria casa – ou eventualmente no salão de festas do prédio, se houver.

Para evitar questões ou divergências sobre gastos, o ideal é optar por uma festa temática. Um encontro com tema mexicano dificilmente terá questões do porquê de tequila como bebida ou “sombrero” para decoração, por exemplo.

Faça um orçamento de quanto dinheiro acha que será necessário para organizá-la. Veja o quanto você pode bancar e o quanto precisa dividir com os amigos. Seja sincera e compartilhe esse orçamento, aguardando a concordância de todos.

Agora é só definir uma data e enviar os convites. Dê opções aos convidados sobre como fazer a colaboração – diga-lhes se devem depositar o dinheiro em sua conta no banco, ou então se podem pagá-lo diretamente na festa – e peça para eles confirmarem a presença antecipadamente.

Jamais surpreenda seus amigos dizendo-lhes o valor necessário de colaboração apenas na festa. Por mais próximos que eles sejam, podem ficar desconfortáveis e, se surpreendidos, achar que o valor foi excessivo – ainda que não compartilhem e tenham a deselegância de falar isso para você.

E quem não se sente à vontade para pedir dinheiro?

Muitas pessoas não se sentem à vontade para pedir dinheiro. Se você é uma delas, quer organizar uma festa e não possui meios para fazê-lo sozinha, há sempre outras alternativas. Que tal solicitar que cada convidado se responsabilize por um prato ou então que traga bebidas?

Nesses casos não são necessárias tantas cautelas como quando você pedir dinheiro. Você deve definir uma data, um local e mandar os convites. Esclareça que você está organizando a festa e gostaria a colaboração de cada um com a comida.

Peça no próprio convite para que os convidados indiquem o que irão levar – e que confirmem isso com uma data de antecedência razoável – e que quem estiver sem ideias pode entrar em contato com você para saber o que está faltando.

Essa é uma excelente alternativa para organizar uma festa sem gastar muito – evitando colocar-se na desagradável posição de pedir dinheiro aos demais.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!