Motivação

Decoração de apartamento: confira dicas econômicas e práticas

Por Redação Doutíssima 21/11/2015

Quem compra um imóvel sabe o quanto isso pode afetar suas economias. Muitas vezes planejar uma decoração de apartamento é tarefa difícil se você não está preparado para esse tipo de gasto. A boa notícia é que algumas ideias práticas possibilitam deixar o lar com um aspecto aconchegante – tudo isso sem gastar muito.

 

Divulgado pelo Banco Central, o último relatório Focus indica que a inflação irá terminar o ano em 9,91%. Caso atinja essa marca, será o maior índice desde 2002 – ano em que chegou a 12,53%. Em outras palavras, buscar alternativas econômicas pode ser a melhor alternativa para quem deseja investir na decoração de apartamento em época de alta de preços.

decoração de apartamento istock getty images doutíssima

Antes de começar a decorar o apartamento organize o orçamento para não ter sobressaltos. Foto: iStock, Getty Images

 

Como planejar a decoração

Antes de deixar o apartamento do jeitinho que você quer, é preciso organizar a decoração e o orçamento. Primeiro você precisa descobrir o quanto pode gastar nesse quesito, e a partir daí começar a montar uma lista de prioridades. Lembre-se que nem sempre é possível fazer tudo de uma só vez.

 

De início o ideal é dividir o apartamento em zonas, possibilitando que o imóvel seja decorado por partes. Uma dessas zonas pode ser a sala e a sacada e a outra os quatros e os banheiros – você é quem decide. Depois disso, a partir da previsão geral de gastos, faça orçamentos específicos para cada uma dessas zonas, possibilitando o controle total sobre os investimentos.

 

Caso seja um imóvel recém entregue pela construtora, dê atenção especial a certos acabamentos – muitos precisam de colocação de gesso ou rodapés, por exemplo. Se o apartamento for antigo, verifique se não há necessidade de alguns reparos essenciais. Esse pode ser um excelente pontapé inicial para seu projeto.

 

 

Dicas econômicas para decoração de apartamento

Algumas dicas simples são capazes de deixar o apartamento com um ar sofisticado sem gastar muito. É possível ainda colocar a mão na massa e produzir você mesma alguns itens para deixá-lo ainda mais charmoso. Confira.

 

– Muita luz

 

Use cores claras nas paredes e no chão. Matizes mais suaves podem fazer um cômodo pequeno parecer maior e mais claro. Por isso, veja quais são os menores cômodos da casa e invista em uma decoração suave, com tons neutros. Além disso, use lâmpadas de reflexo branco para dar maior amplitude aos ambientes.

 

– Espelhos

 

Uma forma barata e muito eficaz de decorar ambientes é usar espelhos. Coloque um em frente a uma janela para rebater a luz ao redor da sala, fazendo com que o espaço tenha uma sensação de ser mais arejado. Quanto maior o espelho, melhor.

 

– Arte nas paredes

 

Adicione alguns pôsteres ou figuras nas paredes. Para isso não é preciso gastar muito. Alguns sites vendem imagens a preços acessíveis, ou você mesma pode imprimi-las em casa e emoldurá-las. É uma ótima opção para cobrir a parede atrás do sofá e bastante válido para substituir a cabeceira da cama, por exemplo.

 

– Elementos vintages

 

É possível colocar personalidade com economia na decoração usando elementos vintages. Os brechós locais e os mercados de pulgas estão todos recheados de ótimas opções que não vão custar uma fortuna.

– Dê uma cara nova a móveis antigos

 

Muitas vezes não é preciso adquirir novos móveis para decoração. Uma ideia é usar aqueles que você já tem em casa, dando uma cara nova a eles. Usar tinta spray ou papel adesivo são ótimas alternativas para fazer isso.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!