Hoje é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição e nada melhor do que aproveitar a data para buscar hábitos mais saudáveis para a sua vida. Uma boa maneira de começar as mudanças é preparando receitas nutritivas para incluir na alimentação – sem deixar de lado, é claro, o sabor.
Para melhorar a qualidade do cardápio, também é importante diminuir o consumo de alimentos processados, aumentando a ingestão de produtos naturais e frescos.
Importância da nutrição adequada para o organismo
Ter uma boa alimentação não significa apenas satisfazer a fome, mas sim consumir os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Em cada fase da vida, o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais.
É isso que deve guiar o valor nutritivo das refeições ao longo da vida, sempre buscando suprir o que o corpo mais precisa com receitas nutritivas. O Ministério da Saúde sugere, de modo geral, 10 passos para uma alimentação adequada e saudável:
- Consumir alimentos in natura ou minimamente processados. Grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, leite, ovos e carnes devem fazer parte do cardápio diário.
- Diminuir o consumo de óleos, gorduras, sal e açúcar para temperar e cozinhar alimentos, procurando fazer receitas nutritivas e menos calóricas.
- Limitar o consumo de processados, pois o processo de fabricação altera de modo desfavorável a composição nutricional dos alimentos.
- Evitar os alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e macarrão instantâneo, pois são nutricionalmente vazios.
- Fazer as refeições com regularidade e a cada três horas, comendo devagar e em ambientes apropriados.
- Comprar em locais que ofertem variedades de alimentos in natura, como mercados, feiras livres e feiras de produtores, com verduras e frutas da estação.
- Desenvolver e partilhar habilidades culinárias, principalmente com receitas nutritivas e com variedade de grupos alimentares.
- Planejar o tempo e dar atenção para a alimentação, desde a compra dos alimentos até o preparo e consumo das refeições.
- Dar preferência a locais que servem refeições feitas na hora, além de evitar redes de fast-food.
- Ser crítico quanto às informações e orientações sobre alimentação em propagandas comerciais, que tem como função aumentar a venda de produtos e não informar sobre nutrição.
Prepare receitas nutritivas
Que tal mudar os hábitos com algumas ideias de receitas nutritivas e saborosas? Para quem não está acostumado com uma alimentação mais saudável, essa é uma boa dica para começar a melhorar o valor nutricional do cardápio. Veja opções para o almoço e lanche.
Peito de frango recheado
Ingredientes
1 peito de frango
1 tomate
200 g de requeijão
Sal, orégano e pimenta
Modo de preparo
Divida o peito de frango em dois e corte cada metade ao meio. Tempere com sal e pimenta e coloque o recheio, espalhando requeijão, fatias de tomate e orégano. Feche com palitos.
Grelhe na frigideira no fogo bem alto, apenas para selar os lados. Transfira para um refratário e cubra com molho de tomate. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 20 minutos.
Omelete de tapioca
Ingredientes
1 ovo
1 colher de sopa de tapioca pronta
½ colher de queijo parmesão ralado
Azeite de oliva
Sal e pimenta
Modo de preparo
Bata o ovo juntamente com a tapioca, adicione o queijo ralado, coloque sal e pimenta a gosto. Aqueça uma frigideira pequena, unte levemente com azeite de oliva e despeje a massa, deixe cozinhar de um lado, vire para cozinhar o outro e pronto.
E você, costuma cozinhar receitas nutritivas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!