Receitas

Caldo de pinto: saiba como preparar esse prato mineiro

Por Redação Doutíssima 09/11/2015

O Brasil é rico em pratos regionais que mostram um pouco da cultura de cada Estado. Um exemplo é o caldo de pinto, uma iguaria típica de Minas Gerais. Semelhante a uma sopa, ele usa ingredientes simples para criar uma combinação única, cheia de sabores e tradição que vão bem além de seu nome inusitado.

caldo-de-pinto-doutissima-shutterstock

Caldo de pinto é feito com frango, mandioca e outros ingredientes de dar água na boca. Foto: Shutterstock

 

Receita que vale a pena experimentar

Se você passar por outros Estados do Brasil e pedir um caldo de pinto, pode causar estranheza. Mas se isso acontecer em Minas Gerais, com certeza você receberá um prato delicioso, composto por frango, mandioca e outros ingredientes de dar água na boca.

 

Apesar do nome engraçado, é uma tradição que passa de geração para geração. Semelhante a uma canja de galinha, esse tipo de caldo mineiro é uma ótima opção para ser consumido no inverno. Mas em sua terra natal ele é feito o ano todo, sempre acompanhado com uma cachacinha, um torresminho, queijo e cheiro verde.

 

Não se sabe ao certo qual é a origem do prato, mas um de seus ingredientes principais é a mandioca, item tradicional em toda a culinária mineira e cultivada por indígenas há milhares de anos. Minais Gerais é um dos maiores produtores brasileiros.

 

Como preparar o caldo de pinto

Para preparar o caldo de pinto você só precisa de alguns ingredientes e uma ocasião especial. É uma ótima receita para comer com a família e amigos, mas não é só isso. Pode ser um ótimo substituto da canja de galinha quando se está resfriado. Além disso, basta trocar alguns itens por versões light e você é capaz de saborear essa delícia sem sair da dieta. Confira a receita:

 

Ingredientes:

 

1 kg de mandioca

3 dentes de alho socado

2 cebolas s ralada

4 colheres de sopa de azeite

500 g de peito de frango

1/2 lata de milho verde

2 tabletes de caldo de galinha

1 caixa de creme de leite

1 copo de requeijão cremoso

2 xícaras de (chá) de leite

Pimenta do reino e sal a gosto

Pimenta dedo de moça

Cheiro verde a gosto para servir

 

Modo de preparo:

 

Primeiro, coloque a mandioca para cozinhar. Quando estiver cozida, espere ficar morna e bata no liquidificador junto com a água do cozimento, até ficar em uma consistência pastosa. Então, cozinhe o peito de frango, desfie e reserve.

 

Em uma panela, refogue o alho, a cebola, a pimenta e adicione os demais ingredientes. Acrescente o frango desfiado e espere alguns minutos. Então, coloque a mandioca e espere até que esse caldo fique cremoso. Acerte o sal e a pimenta e coloque o cheiro verde para servir.

 

Você também pode adicionar bacon fritinho, torresminho e queijo à receita. Também vale servir em tigelinhas de barro, dando um charme a mais ao prato. Agora é só saborear essa maravilha da culinária mineira, que apesar do seu nome que pode provocar um pouco de estranheza, vai fazer o maior sucesso entre seus convidados.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!