Dica do Nutricionista

Veja como aproveitar as frutas da estação nas suas receitas

Por Redação Doutíssima 13/02/2015

Consumir frutas da estação melhora a qualidade das refeições e também ajuda a reduzir o valor das compras no supermercado ou feira livre. Com as técnicas agrícolas utilizadas hoje, podemos ter uma maior variedade de frutas disponíveis durante o ano inteiro. Porém, o uso dessas técnicas aumenta o valor das frutas.

frutas da estacao

Consumo de frutas presentes em algumas estações ajuda a economizar nas compras. Foto: iStock, Getty Images

O consumo de frutas da estação, que não sofrem estímulo para serem produzidas além do seu período natural, ajuda na conservação de nutrientes e também na redução do impacto ambiental.

 

As frutas que têm sua disponibilidade no mercado prolongada através de técnicas agrícolas precisam, cada vez mais, de adubo e componentes químicos para manter sua qualidade.

Veja algumas frutas da estação e acrescente-as em sua dieta alimentar e ainda economize na hora das compras.

Abacaxi é uma das frutas da estação

É uma fruta típica de regiões de clima tropical. Originário da América do Sul, o abacaxi é uma fruta que tem sua melhor época de safra a partir de novembro e se estende até o mês de fevereiro.

 

1. Receita do abacaxi gelado

 

Veja como preparar uma deliciosa sobremesa com essa fruta.

Ingredientes:

1 abacaxi picado

5 copos de água

2 pacotes de gelatina de abacaxi

3 xícaras de açúcar

1 caixinha de creme de leite

Modo de Preparo:

Coloque, em uma panela, o abacaxi, a água e o açúcar e deixe ferver por 20 minutos. Desligue o fogo e passe para o prato de vidro para servir a sobremesa. Feito isso,  acrescente a gelatina. Espere esfriar e adicione o creme de leite. Após esse processo, deixe na geladeira até ficar firme.

 

Frutas da estação e sabor

A carambola não é uma fruta muito fácil de se encontrar em supermercados ou feiras, mas ela é uma das frutas da estação mais saborosas. Sua melhor época para colheita é entre os meses de janeiro, fevereiro e depois, somente, nos meses de junho a agosto.

 

1. Receita do suco de carambola

 

Veja como preparar o suco cremoso de carambola.

 

Ingredientes:

2 bolas de sorvete de creme

1 carambola

½ xícara de chá de água

Calda de caramelo para decorar

 

Modo de Preparo:

Coloque, no liquidificador, o sorvete de creme, água e a carambola. Bata até ficar uma mistura homogênea. Sirva o suco e decore com a calda de caramelo.

A carambola ainda pode ser usada em pratos salgados e saladas.

Receita com maçã nacional

A maçã ajuda a reduzir o colesterol e previne problemas respiratórios. Essa é uma das frutas da estação mais apreciadas pelos brasileiros.

É possível encontrar a maçã o ano inteiro no supermercado e na feira livre. Entretanto, a maçã tem sua melhor época para consumo a partir do mês de fevereiro até maio.

 

1. Receita para preparar filé de frango com maçã

Ingredientes:

3 filés de peito de frango

2 dentes de alho

½ colher (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de água

Pimentão-doce

Cominho moído

Sal

1 maçã

Modo de Preparo:

Dê leves batidinhas nos três filés, para que assim o tempero penetre melhor na carne. Coloque, em uma panela, o pimentão-doce, cominho moído, sal e manteiga. Pique os dois dentes de alho e coloque na panela. Depois que a manteiga derreter, acrescente o filé e a maçã.

Quando os pedaços de maçã estiverem bem caramelizados e o frango dourado, você pode desligar a panela.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!