Receitas

Aprenda a fazer 5 receitas de caipirinha light

Por Redação Doutíssima 12/01/2015

Genuinamente brasileira, a caipirinha é um drink apreciado de Norte a Sul do País. E quando os gringos visitam “terra tupiniquim”, se encantam pela bebida tradicionalmente preparada com limão, cachaça, gelo e açúcar. Não há um consenso sobre o surgimento da caipirinha.

caipirinha

A bebida típica brasileira possui diversos tipos de preparo, para todos os gostos. Foto: iStock, Getty Images

Caipirinha surgiu em São Paulo

 

Contudo, a história mais popular sobre sua origem começa por volta de 1918, no interior do estado de São Paulo. Conforme reza a lenda, a bebida teria surgido a partir de uma receita popular feita com limão, alho e mel, indicada para os doentes da gripe espanhola.

Então, alguém teve a ideia de fazer o “remédio” sem o alho e o mel. Em seguida, colocou duas colheres de açúcar para amenizar a acidez do limão. E, para aliviar o calor tropical, veio o toque final com gelo. Pronto, habemus caipirinha!

Que tal uma caipirinha light?

 

A caipirinha tradicional é uma delícia, mas nada impede que você experimente variações mais leves da bebida. Confira a seguir cinco receitas de “caipirinha light”:

 

1. Com suco de frutas light em pó

Ingredientes:

1 sachê de suco de frutas light em pó

1 xícara de vodka

2 xícaras de água

Gelo

Modo de Preparo:

Receita simples e prática. Encha um copo com gelo, completando com uma parte de destilado (vodka ou cachaça) para duas de água. Depois disso, comece a salpicar a gosto um suco de frutas light em pó. Depois de mexer bem, é só aproveitar.

 

2. Com adoçante

Ingredientes:

1 limão cortado em quatro partes (sem o miolo branco)

1 xícara de vodka

Adoçante (a gosto)

5 cubos de gelo

Modo de Preparo:

Para fazer não tem mistério, é o mesmo processo da caipirinha tradicional (expremer o limão, colocar a vodka, acrescentar o gelo e mexer), se não fosse o adoçante. Só cuide para não abusar do adoçante e errar o ponto. Feito isso, é só curtir a caipirosca com 0% de açúcar.

3. Com mel

Ingredientes:

1 dose de cachaça

1 limão cortado em quatro partes (sem o miolo branco)

1 colher (sopa) de Mel

3 cubos de gelo

Modo de Preparo:

E segue o mesmo processo da caipirinha tradicional (expremer o limão, colocar a cachaça, acrescentar o gelo e mexer). No lugar do açúcar, utilize o mel. Dica: usando uma vasilha apropriada, aqueça o mel por 10 segundos no forno microondas. Isso vai fazer com que o mel fique menos espesso e mais fácil de ser diluído na mistura da caipirinha.

 

4. Caipivodka de melancia

Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de melancia em cubos e sem sementes

1 dose (50 ml) de vodca

1 envelope de adoçante em pó

Gelo picado a gosto.

Modo de Preparo:

Essa dica é super rápida. Basta colocar a melancia num copo junto com o adoçante e, em seguida, acrescente o gelo picado e a vodca. Voilà, está prontíssima. Aí você pergunta: não precisa espremer os cubos de melancia? Não! A pedida é aproveitar a colher para mexer e o drink comer a fruta no copo mesmo.

 

5. Caipirinha “Senzala Light

Ingredientes:

2 colheres de polpa de melancia

1 unidade pêssego em calda

8 folhas de hortelã

20ml de licor de pêssego

70ml de saquê

1 galho de hortelã

3 unidades pedras de gelo picado.

Modo de Preparo:

Coloque as colheres de polpa de melancia, o pêssego em calda, as folhas de hortelã e o licor de pêssego em um copo de caipira. Em seguida, macere as frutas e acrescente as pedras de gelo e o saquê. Depois de mexer bem, coloque o galho de hortelã para dar aquele toque decorativo e aprecie.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!