Durante muitos séculos, diferentes variedades da raiz de ginseng têm sido usadas em toda a Ásia e a América do Norte. Hoje, contudo, já é uma das plantas medicinais mais populares do mundo.
Isso porque ele é um dos melhores meios para se proteger contra o estresse mental. Veja neste artigo quais os benefícios do ginseng e que os cuidados que você deve ter ao fazer uso desta raiz.
Benefícios do ginseng
O ginseng pode ser usado para melhorar a saúde das pessoas como um todo, atuando em diversas áreas do corpo humano. Ele aumenta a sensação de bem-estar e a resistência física, e melhora também o desempenho físico e mental. Conheça mais de seus benefícios:
Reduz o estresse
A raiz é capaz de estabilizar os níveis de cortisol – o famoso hormônio do estresse. Com isso, a sua ação não é apenas relaxante, mas atua de forma direta nos hormônios que causam o tão corriqueiro cansaço mental.
Controla o açúcar no sangue
A Universidade Maryland Medical Center, dos Estados Unidos, recomenda que o ginseng pode ajudar a regular o açúcar no sangue em pessoas com diabetes e, além disso, estimular o sistema imunológico.
Ajuda a emagrecer
O chá feito com esta raiz funciona como um inibidor de apetite natural.
Estimulante físico e mental
A planta medicinal é também um poderoso protetor da memória, já que possui muitos flavonoides em sua composição química. Devido à sua contribuição no combate ao estresse físico e mental, é bastante utilizada por atletas antes de treinos físicos, ou jovens que passam por longas jornadas de estudo. Isso porque promove mais disposição ao organismo e deixa a pessoa mais ativa e alerta.
Estimulante sexual
Consumir o ginseng pode ajudar os homens a diminuir os sintomas da disfunção erétil. Ele tem sido utilizado há milhares de anos para estimular a função sexual masculina.
No entanto, não se esqueça de falar com o seu médico antes de começar a usar, pois a raiz pode interagir com outros medicamentos ou causar reações alérgicas.
Reduz as cólicas menstruais
Algumas mulheres sofrem muito com as cólicas menstruais. Porém, este problema pode ser amenizado com o uso desta planta medicinal, que é capaz de reduzir o desconforto.
Dosagem recomendada
O ginseng pode ser encontrado em uma variedade de formas, incluindo comprimidos, cápsulas, pó, extratos, chás e cremes. Ao escolher um suplemento, prefira os que são feitos com ingredientes de alta qualidade, e que foram processados o mínimo possível.
Certifique-se de que o suplemento tenha pelo menos 7% de ginsenósidos. Use o indicado na embalagem do produto, ou então siga a recomendação do seu médico.
Efeitos colaterais do ginseng
O ginseng, geralmente, é uma erva muito bem tolerada pelo organismo humano quando ingerido por via oral. Os efeitos colaterais mais comuns são dores de cabeça, perda do sono e problemas gastrointestinais.
Esteja ciente de que a raiz pode causar, também, reações alérgicas. Ela tem um efeito semelhante ao estrogênio, por isso, as mulheres grávidas ou que estão amamentando não devem utilizá-la.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!