Clínica Geral > Saúde

Dia de tempo seco? Saiba como sua saúde pode ser afetada

Por Redação Fortíssima 19/04/2016

Quem possui crianças em casa ou problemas respiratórios deve estar familiarizado com umidificadores de ar durante os dias de tempo seco – e não é por nada. A falta de umidade pode trazer riscos para a saúde. Em ambientes fechados, por exemplo, é possível a disseminação infecções respiratórias e irritação de alérgenos.

Tempo seco e os efeitos sobre o corpo

A baixa umidade pode ter uma vastos efeitos sobre o corpo humano. O ar seco é conhecido por desencadear e agravar o desconforto da congestão nasal, por exemplo. Trata-se de um problema que ocorre quando os tecidos da região do nariz e os vasos sanguíneos ficam inchados e com excesso de fluido.

Os efeitos? A Rhinologic Society indica que dores de cabeça muitas vezes acompanham a congestão nasal, especialmente por conta da pressão intensa na face. O desconforto costuma ficar localizado na testa, bochechas e cantos dos olhos.

Além da desidratação, outro problema comum, o tempo seco também deixa a sua pele ressecada e os lábios rachados, o que pode ainda resultar em sangramento das vias respiratórias.

Bactérias e vírus não gostam das condições secas, mas germes sobreviventes encontram no seu nariz seco e inflamado um ambiente bastante convidativo. Ou seja, vale ficar atento e evitar a exposição a condições de ambiente pouco úmidos. 

tempo seco

O tempo seco exige hidratação redobrada. Foto: iStock, Getty Images

Aumentar os níveis de umidade

Se o ar em sua casa ou escritório é consideravelmente seco e você começou a detectar alguns dos efeitos mencionados, é hora de intervir. Mesmo que você não esteja apresentando sintomas, verifique o ambiente.

Plantas da casa secas, papel de parede descascando, aumento da eletricidade estática são indicadores comuns de baixa umidade. Vale a pena ainda verificar pisos de madeira e móveis para ver se eles aparecem rachados.

Lembre-se que a umidade escassa pode ocorrer em qualquer época do ano. Para aumentá-la a umidade sem promover riscos, experimente alguns destes truques simples:

  • Inale o vapor de uma xícara de chá de ervas. Isso vai umedecer a passagem nasal
  • Faça um banho de vapor. Basta tomar um banho quente ou ficar sentado no banheiro enquanto o chuveiro quente está ligado
  • Ferva uma panela grande de água no fogão para adicionar umidade ao ar em toda a sua casa. Alternativamente, você pode colocar bacias de água quente em várias áreas
  • Use umidificadores. Eles devem ser esvaziados, lavados e limpos após cada utilização para evitar a disseminação de patógenos nocivos no ar.

E aí, conseguiu resolver os problemas causados pelo tempo seco? Conte para a gente! Ainda com dúvidas? Aproveite para acessar o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!