Bem-Estar > Qualidade de vida

Tudo que você precisa saber sobre como dar banho em cachorro

Por Redação Fortíssima 25/04/2016

Muitas pessoas optam por fazer a higienização de seus pets em casa. Embora a tarefa nem sempre pareça das mais simples, às vezes eles ficam mais tranquilos com a presença do dono ao invés de um desconhecido. Se esse é o seu caso, aprender como dar banho em cachorro exige levar em conta algumas dicas.

O importante é sempre adequar a hora do banho de acordo com a temperatura do dia, o ambiente e também o porte do cão, pois cada caso exige cuidados específicos de segurança.

como dar banho em cachorro

Os cães menores exigem ainda mais cuidados na hora do banho. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados para dar banho em cachorro pequeno

Os cachorros pequenos geralmente ficam dentro de casa, convivem junto com os donos em todos os cômodos e até dormem com eles. Ou seja, é ainda mais importante deixá-los sempre bem limpinhos e prontos para interagir.

Um dos cuidados na hora de saber como dar banho em cachorro é a temperatura da água. Caso esteja fria, o cão pode ficar gripado ou com pneumonia, enquanto a água quente é capaz de queimar a pele do animal e causar alergias. O ideal é utilizar água morna.

Nos cachorros pequenos isso é ainda mais importante, pois eles possuem a pele mais sensível. Além disso, optar por dar banho nos dias mais quentes também é indicado, sempre secando bem o animal e tendo um cuidado especial para não entrar água nos ouvidos.

Passo a passo de como dar banho em cachorro

Antes de saber como dar banho em cachorro, pegue tudo o que vai precisar, evitando parar no meio do processo e deixar o cãozinho molhado e impaciente. Separe uma toalha, água morna em uma bacia ou banheira, algodão para limpar os ouvidos e depois tapá-lo, shampoo, condicionador, pente e secador.

  1. Antes de começar, limpe os ouvidos utilizando apenas um algodão na parte externa da orelha – nunca use cotonete. Já a parte interna só deve ser mexida pelo veterinário. Depois, coloque chumaços de algodão hidrofóbico dentro do ouvido, para que não entre água.
  1. Com um pente específico para cachorros, tire os nós, principalmente se o animal tiver pelos mais longos. Caso contrário, pode deixar para desembaraçar o pelo com os dedos mesmo, no momento em que utilizar o condicionador.
  1. Com a água na temperatura morna, comece a molhar o cãozinho pela região do rabo e, aos poucos, vá até a cabeça. Nesse momento, já pode ir aplicando o shampoo. É preciso ter muito cuidado para que a água não entre nos ouvidos, evitando também molhar e aplicar shampoo nos olhos e nariz.
  1. Para retirar o shampoo, inicie pela cabeça, protegendo os olhos. Lave bem até retirar totalmente, pois os resquícios podem causar alergias. Nos animais de pelo mais longo, pode aplicar condicionador e depois retirar bem, seguindo o mesmo processo do shampoo.
  1. Agora chegou a hora de secar o bichinho. Utilize a toalha para tirar o excesso de água. O próximo passo é o secador, que deve ser ligado na temperatura mais baixa e mantenha uma distância de cerca de 30 centímetros do pet, pois o vento quente pode fazer mal à pele.

Pronto, o seu pet está pronto. Aprendeu como dar banho em cachorro em casa? Conte para a gente os seus truques.