Bem-Estar > Zen

Como dar banho em cachorro: confira dicas para fazer em casa

Por Redação Doutíssima 06/09/2015

Você sabe como dar banho em cachorro? A preocupação com o bem-estar do animal, a falta de tempo ou a necessidade de economizar podem fazê-lo optar pela tarefa caseira, ao invés de levá-lo a um pet shop.

A missão pode ser um pouco complicada no começo, mas depois tem tudo para se tornar prazerosa e fortalecer a parceria entre ambos. Primeiro é importante ressaltar que a maioria dos cães não gosta de tomar banho. Por isso, não economize carinho e disponha de recompensas, como petiscos, para ganhar confiança.

como dar banho em cachorro - doutissima - iStock

Na hora de dar banho no cachorro em casa é preciso ter alguns cuidados. Foto: iStock, Getty Images

Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado em 2015 mostra que quase metade dos domicílios do país tem pelo menos um cachorro. São 52,2 milhões de cães. Uma média de 1,8 animais por casa.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o número supera a população de crianças. Diante destes dados, a probabilidade de você, internauta, ser dono de um mascote canino é grande.

Se ainda não, pelo menos é um potencial candidato. E ter um animal de estimação requer uma série de cuidados. Uma das responsabilidades é manter o bichinho limpo e cheiroso.

Como dar banho em cachorro: dicas

A orientação dos veterinários é que o banho seja dado pelo menos uma vez por mês no inverno e a cada quinze dias durante o verão. Para facilitar a tarefa é indicada a escovação diária do pelo.

 

Antes de começar o trabalho, verifique a temperatura da água que deve estar sempre morna. Para animais pequenos recomenda-se utilizar uma pia ou bacia e uma banheira ou tanque para os maiores.

Outra dica de como dar banho em cachorro, é escolher um horário e local costumeiros. Dessa forma, o pet se sentirá mais relaxado e seguro. Antes de abrir a torneira, insira algodão nas orelhas do cão para que a água não entre pelos canais. Para proteger seus olhos, passe uma pomada oftalmológica.

A escolha do xampu também é importante. Prefira sempre os produtos veterinários. Os demais podem danificar o pelo e a pele do bicho.

O primeiro passo é molhar todo o corpo do cachorro. Durante o processo, ofereça um biscoito canino ou deixe próximo o seu brinquedo preferido. Aplique então o xampu, massageando do pescoço até o rabo. Para lavar a face e as orelhas, utilize um pano úmido e também morno.

Na hora de tirar a espuma, enxague completamente, cuidando para não deixar resquícios na região da virilha, axilas e entre os dedos. Retire o excesso de água com uma toalha absorvente, primeiro no sentido contrário do pelo e depois a partir da cabeça até a cauda.

 

Não esqueça de secar 

Essa etapa é concluída com a utilização de um secador de cabelo tradicional. Não aproxime demais o aparelho, pois o vento pode fazer mal para a pele do animal, e mantenha uma temperatura agradável. Nem quente, nem fria demais. Direcione o jato de ar da raiz dos pelos até as pontas. Também tome cuidado com os olhos do cão.

 

Agora que você já sabe como dar banho em cachorro, termine a tarefa escovando os pelos no sentido do corpo, da cabeça à cauda.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!