Qualidade de vida

Viagem nacional: confira dicas para economizar no destino

Por Redação Doutíssima 24/10/2015

A crise econômica do Brasil não precisa necessariamente atrapalhar os seus planos para as férias. É possível fazer uma viagem nacional sem desembolsar muito. A primeira e principal dica é o planejamento.

Dicas para poupar dinheiro antes e durante viagens

Para Guta Cunha, editora do blog de viagem Vambora!, o planejamento numa viagem, seja nacional ou internacional, além de fazer você aproveitar melhor o destino, também garante a economia. A organização começa desde a hora de sonhar com o destino de viagem e decidir qual será o roteiro até o momento de fechar todos os detalhes como passagem, hotel e passeios.

viagem nacional istock getty images doutíssima

Planejar, escolher com cautela e organizar o tempo livre são peças-chave para economizar. Foto: iStock, Getty Images

“Quanto antes você puder se organizar, como comprar passagens, especialmente de avião, reservar hospedagem, mais chances terá de fazer uma viagem nacional econômica. Aliás, é bom lembrar que viajar aos finais de semana e feriados sempre será mais caro que viajar em dias de semana, de acordo com a famosa lei da oferta e da procura”, garante.

Além disso, para aqueles que preferem voar, outra dica é investir em horários pouco procurados, como em voos de madrugada, a partir da meia-noite até as 4h. Ainda, sites das companhias aéreas e de viagens em geral realizam promoções relâmpago. Fique atenta para conseguir uma bom desconto.

A editora aconselha os turistas a escolher a baixa temporada do destino, o que considera como uma boa opção. “Por exemplo, ao invés de ir para Gramado no inverno, por que não cogitar ir para lá no verão, onde a procura é menor bem como os preços dos serviços?”, explica.

Outra dica da profissional é estar atento aos feriados e época de férias escolares, períodos muito procurados para viajar com os preços que tendem a aumentar. “Se você só puder viajar nessas épocas, quanto antes se planejar e fechar a viagem melhor”, destaca Guta.

O deslocamento durante uma viagem também pode mudar para que você economize ainda mais. Ao invés de chamar o táxi para qualquer passeio, revise a necessidade do carro e invista em uma caminhada ou até mesmo no uso do transporte público. Afinal, sair do comodismo também é uma forma de viajar.

Como tirar proveito da viagem nacional

Se você sabe como economizar em uma viagem nacional, mas ainda não decidiu o destino, pense em cinco itens que podem ajudar a eleger o roteiro.

 

1. Dinheiro

 

Some o quanto você pode gastar. Apesar das dicas de economia, alguns destinos são mais caros que outros.

 

2. Clima

 

Você está a fim de ir para um lugar quente ou frio? Pode ficar mais fácil decidir se você tiver toda certeza de que quer ir à praia, por exemplo.

 

3. Objetivo da viagem

 

Você quer descansar ou virar um explorador? Se o objetivo é realmente relaxar, o mais indicado são as praias, montanhas e resorts. Caso contrário, procure destinos que ofereçam prática de esportes, ou passeios culturais.

 

4. Filhos

 

Se crianças forem com você na viagem, lembre-se que elas se entediam fácil e muitas vezes não podem participar das mesmas atividades dos adultos. Nesse caso, prefira destinos que tenham momentos voltados para a família e a possibilidade de monitores capacitados para ficar de olho nos pequenos.

 

5. Tempo para planejar

 

Olhe para o calendário e veja se o destino eleito consegue ganhar planejamento de passagens, hospedagem e ingressos para que não fique em cima da hora.

 

A editora do blog ressalta que viajar faz você abrir seus horizontes, aprender mais sobre o mundo, mas também aprender mais sobre você mesmo. “Quando saímos da rotina, nos colocamos em situações novas, conhecemos pessoas diferentes, adicionamos repertório na nossa vida e assim, conseguimos ser pessoas melhores, mais criativas e abertas”, afirma.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!