Fitness > Guia da Corrida

Confira 3 dicas para aumentar seu fôlego em tiros curtos

Por Redação Fortíssima 05/05/2016

Para quem está começando a correr, pode ser difícil ter fôlego para longos caminhos ou tiros curtos. Mas você sabia que o segredo não está apenas em suas pernas, mas sim na forma como você respira? A boa notícia é que existem técnicas para treinar que ajudam a melhorar o condicionamento e acelerar o passo.

Respirar pelo nariz ou pela boca?

A melhor maneira de respirar durante a corrida é um tema debatido com frequência entre os praticantes. Embora alguns respirem apenas pelo nariz, especialistas concordam que fazê-lo pela boca também é natural e saudável, especialmente porque aumenta a capacidade de maximizar o consumo de oxigênio. Muito depende do ambiente.

Quando os níveis de temperatura do ar e umidade são extremamente baixos, por exemplo, pode ser benéfico respirar pelo nariz ao invés da boca. De acordo com especialistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, seu nariz aquece o ar antes de entrar em seus pulmões e assim torna a respiração mais fácil.

Já a respiração pela boca traz mais oxigênio do que pelo nariz e alguns corredores se sentem confortáveis respirando por ambas as vias ao mesmo tempo. Manter a boca aberta irá ajudar a relaxar o rosto e o resto do seu corpo também.

Alguns especialistas dizem ainda que a respiração nasal tem seus próprios benefícios, incluindo aumento da saturação de CO2 no sangue. Isso cria um efeito mais calmante. Mas respirar pelo nariz também pode minimizar a ingestão de alérgenos. Por isso, é importante saber qual método tem a melhor resposta para você.

fôlego

A respiração faz toda a diferença na sua capacidade de respirar. Foto: iStock, Getty Images

Como aumentar o fôlego em tiros curtos

Para tiros curtos você vai precisar de mais intensidade do que resistência. Por isso, a respiração é fundamental. Veja como você pode conseguir isso através de dicas simples. Mas é sempre bom lembrar que vale a pena contar com a ajuda de um profissional da área de educação física.

  • O ritmo de sua corrida determina o ritmo de sua respiração

Os ritmos respiratórios são baseados no número de passos que você dá em comparação com a taxa de respiração. Quando estiver correndo, tenha um ritmo de respiração de 1:2, que é um passo respirando e dois passos expirando.

  • Não basta só encher os pulmões de ar

Quanto maior a quantidade de oxigênio que viaja através de seu corpo, melhor o seu desempenho. A melhor forma de isso acontecer é usando a respiração diafragmática ao invés de utilizar apenas seus pulmões. Com a respiração abdominal você vai usar os músculos do estômago para ajudar seus pulmões na missão de empurrar o ar para fora.

  • Respiração consciente

Esteja consciente do seu ritmo de respiração. Se o ritmo respiratório é de 1: 1 ou mais rápido, você pode hiperventilar. Já se o seu ritmo respiratório é inferior a 3:3, você não pode obter oxigênio suficiente para seu corpo durante seus sprints. Correr em áreas que não são muito quentes ou poluídas também pode facilitar a respiração.

E aí, aprendeu como ter mais fôlego durante a corrida? Depois conte para a gente como foi o seu desempenho.