Fitness > Guia da Corrida

Tênis para caminhada: saiba como escolher o seu

Por Redação Fortíssima 09/05/2016

Com tecnologias cada vez mais avançadas, os calçados são capazes de melhorar a performance de atletas e evitar lesões. Desenvolvidos de acordo com o tipo de atividade e também com a biomecânica da pisada, o importante é saber como escolher o modelo ideal – mesmo que seja apenas um tênis para caminhada.

Mesmo que você não sinta dores ou desconforto ao praticar a atividade, pode ser que a sua escolha não seja a mais indicada. Afinal, nem todos os problemas são visíveis a curto prazo, logo depois que você encerra o exercício.

tênis para caminhada

O tênis adequado evita lesões nos músculos, articulações e tendões. Foto: iStock, Getty Images

Como escolher um tênis para caminhada

Existem diferentes modelos de tênis para caminhada, o que causa muitas dúvidas na hora de escolher. Para ajudar na tarefa, algumas características são consideradas fundamentais e precisam ser analisadas com cuidado nas opções.

O primeiro passo é optar por aqueles feitos de tecido, que garantem flexibilidade, e que tenham furos para ventilar, pois ajudam na transpiração e diminuem o calor dos pés durante a atividade física.

Outro item básico que deve fazer parte da escolha do tênis para caminhada é verificar se ele é bem leve e maleável, principalmente na parte frontal. Já abaixo da planta do pé, entre os dedos e o calcanhar, a sola tem que ser mais resistente.

Para o solado é indicado uma borracha aderente. Muitos, no entanto, são feitos de poliuretano, que é mais pesado e não flexiona tanto, não sendo indicado para a caminhada. Outro material comum é o EVA (etileno vinil acetato), uma borracha mais leve e flexível, mais indicada para a atividade.

Existe ainda outra opção bastante tecnológica: a chamada Carbon Rubber, que utiliza uma mistura de borracha sintética com carbono, com menos peso e mais resistência. Ainda existe a tecnologia Blown Rubber, que possui ar injetado na borracha para torná-la mais macia.

Já o revestimento do tênis para caminhada deve ser almofadado, principalmente no entorno do calcanhar, local em que os pés fazem maior atrito durante a atividade. Na parte de trás da sola, chamada de calcâneo e responsável pela estabilidade, impulsão, é interessante ter algum sistema de amortecimento para diminuir o impacto e evitar dores.

Melhor opção de acordo com a pisada

Além de escolher um modelo específico para o tipo de atividade que pratica, é fundamental também levar em conta o a pisada. De modo geral, existem três:

  • Pronador: o movimento inicia com a parte mais interna do calcanhar, apoiando mais a borda interna do pé e finalizando na área do dedão
  • Supinador: o apoio se concentra na parte externa do calcanhar, seguindo pela borda externa do pé, com o impulso final nos últimos dedos
  • Neutro: o início da pisada abrange todo o calcanhar, seguindo de modo uniforme por todo o pé e com o impulso final nos três últimos dedos.

Para avaliar corretamente o tipo de pisada e comprar o tênis para caminhada ideal, é importante consultar um ortopedista. Dependendo do caso, pode ser indicado o uso de uma palmilha específica para corrigir a pisada.

E aí, já conseguiu escolher o tênis de caminhada ideal para você? Depois conte para a gente nos comentários como ficou.