Guia da Corrida

Veja 6 motivos para correr e comece a praticar

Por Redação Doutíssima 26/11/2014

Você pode correr ao ar livre, em parques, ruas, na praia, onde estiver. Para isso, basta ter vontade e conhecer os benefícios dessa prática. Corrida é de graça, não tem taxa de inscrição e pode ser feita a qualquer hora do dia. São inúmeros os motivos para correr. Se você ainda não está motivado, as dicas abaixo vão fazer você se mexer.

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Correr é fácil, barato e ajuda você a movimentar o corpo inteiro. Foto: iStock, Getty Images

Mente destravada é um dos motivos para correr

Quem sofre de bloqueio mental, principalmente em atividades como escrita, ou mesmo porque vem passando por algum problema pessoal difícil de ser resolvido, pode encontrar uma ajuda na corrida.

Correr pode limpar a névoa mental, deixando a mente mais livre para pensar. Segundo estudos, um dos motivos para correr é que pessoas com maior capacidade cardiovascular tendem a apresentar melhores funções cognitivas, de aprendizagem e assimilação de ideias.

Cérebro e sua relação com motivos para correr

Segundo pesquisas neurológicas, a corrida pode ajudar a prevenir a perda de memória. Mais do que jogos lúdicos e brincadeiras para o cérebro, pessoas que participam em atividades físicas como a corrida apresentam menor perda de memória ao longo do tempo.

Além disso, um dos motivos para correr é que a corrida é ainda mais eficiente para prevenir doenças cerebrais que outras atividades sociais inclusivas.

Estudos mostram que praticar corrida durante 30 minutos melhora a disposição e o vigor físico, afetando diretamente o humor. Sensações de bem estar e tranquilidade são consequências da prática regular da corrida, que pode combater a tristeza e o temperamento explosivo.

Redução do estresse é importante

Prazos, trabalho demais e pouco tempo podem fazer você achar que a corrida é uma das coisas que vai lhe atrasar. Porém o estresse causado pelo ambiente caótico de trabalho pode ser resolvido se você correr com frequência.

Essa atividade ajuda você a trabalhar com maior eficiência. Pesquisadores descobriram que exercícios intensos são uma das melhores maneiras de reduzir o estresse e ansiedade.

São aproximadamente 900 calorias que você pode eliminar ao correr por 1 hora. Além de diversos outros motivos para correr, esse é o fato que mais anima os corredores. Ela é uma das modalidades de atividade física que mais ajuda a perder gorduras localizadas.

Enquanto atividades como yoga e levantamento de peso auxiliam a melhorar o equilíbrio e fortalecer a massa muscular, a corrida faz tudo isso e ainda faz você perder peso muito mais rapidamente.

E se você costuma pegar gripes, resfriados e outros tipos de doenças, correr pode ser uma das prevenções. Médicos recomendam a prática da corrida não apenas para a perda de peso, mas também porque ela ajuda na circulação sanguínea, melhorando a imunização do seu corpo com mais eficiência.

Além disso, um dos motivos para correr é que algumas pessoas podem ter nesse exercício um aliado para uma maior qualidade de vida, já que ele reduz a suscetibilidade às doenças consideravelmente.

 

 

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