Fitness > Guia da Corrida

Deixe a preguiça de lado e descubra como começar a correr

Por Redação Fortíssima 13/01/2016

A cada dia mais pessoas aderem a um esporte bastante acessível: a corrida. Mas como começar a correr? Todo o segredo está na preparação, que deve começar bem antes do momento em que você calça o tênis e sai para a pista.

Além dos benefícios para o organismo, a socialização que o esporte traz também motiva os praticantes. Correr em grupos e treinar constantemente levam os corredores a participar de diversas competições – e os números só parecem aumentar.

Segundo pesquisa realizada em 2014 pela consultoria Relevance, a estimativa é de que cerca de seis milhões de pessoas pratiquem algum tipo de corrida no país. Que tal se juntar você também a esse grupo?

 

como começar a correr-doutissima-iStock getty images

Escolher o tênis certo é importante para evitar lesões. Foto: iStock, Getty Images

Como começar a correr?

Antes de começar a correr o futuro atleta precisa fazer um checkup, de preferência do tipo desenvolvido para esportistas, que avalia o condicionamento físico e cardiovascular. Assim é possível saber como o corpo se comporta durante os exercícios.

Conforme destaca a médica Talita Poli Biason, também é importante contar com a orientação de um educador físico. Assim, é possível garantir que os treinos sejam executados em um ritmo seguro e saudável.

Um passo importante para o início é escolher o tênis certo, capaz de proteger as articulações dos impactos da corrida e estabilizar os movimentos dos pés. Também é preciso saber em que solo a corrida será praticada. Exercitar-se constantemente em superfícies rígidas, por exemplo, pode causar lesão.

O praticante também deve se vestir adequadamente, com peças leves, confortáveis e de tecidos que liberem a transpiração, de cores claras. Boa parte do vestuário de corrida é feito de um material conhecido como dry fit.

Caminhar ou correr?

Quando se fala em promover a saúde, a caminhada é suficiente. Entretanto, a corrida proporciona benefícios extras, como a melhora do condicionamento cardiorrespiratório e da composição corporal. A prática também garante sensação de bem-estar ao liberar endorfina.

Em contrapartida, os corredores estão mais suscetíveis a lesões. Quem já teve problemas do tipo não deve adotar a corrida, mas a caminhada. Ao correr, o impacto nas articulações e coluna é grande, o que pode agravar os problemas já existentes.

Para quem está acima do peso e quer saber como começar a correr de forma saudável, a dica é perder um pouco dos quilos em excesso. Só depois, mais leve, a pessoa deve começar a correr com segurança e conforto.

Corridas também exigem cuidados com o coração. O esforço cardíaco excessivo e a atividade física aeróbica sem a orientação profissional podem levar a complicações graves, como infarto, arritmias e, em casos extremos, à morte.

Segundo o cardiologista Leandro Echenique, do Centro de Cardiologia do Exercício e Esporte do Einstein, a corrida de rua é segura, mas quando orientada por um especialista. “Não é todo mundo que pode fazer um esforço físico tão intenso”, pontua.

Os riscos da corrida, no entanto, estão relacionados principalmente aos conhecidos atletas de final de semana. “São os aventureiros. Pessoas que correm sem ter passado por nenhuma avaliação cardiológica ou orientação”, diz o cardiologista.

Neste grupo, o exercício pode servir de gatilho para outra doença. Entre os sinais de alerta que o corredor deve observar, Echenique lista a falta de ar, dor no peito, tontura, palpitação e desmaios.