Guia da Corrida

Descubra o que é a corrida estacionária e aprimore seus treinos

Por Redação Doutíssima 26/02/2015

A corrida estacionária é o novo exercício queridinho das musas fitness, que postam sua rotina de atividades na internet. O nome até pode parecer esquisito, mas é ótimo para perder peso e deixar pernas, abdômen e o bumbum bem definido.

corrida estacionaria

Corrida parada no mesmo lugar ajuda na definição de pernas, glúteos e abdômen. Foto: iStock, Getty Images

Esta atividade consiste em simular uma corrida parada no mesmo lugar. Como isso é possível? Usando um elástico que deve ficar sempre em tensão máxima ou mesmo sem o auxílio de nenhum equipamento, apenas usando o próprio corpo Em uma hora de corrida estacionária, é possível perder até 600 calorias.

 

Veja como praticar a corrida estacionária

 

A corrida estacionária é capaz de fazer o ritmo cardíaco subir rapidinho, por isso é ótima para perder peso, mas é preciso que a pessoa fique atenta aos seus limites.

 

Este exercício também ajuda na melhora da coordenação motora, pois exige que a pessoa faça a corrida com movimentos de braços e pernas sincronizados. Este exercício também consegue ajudar a aprimorar a corrida normal, na rua ou na esteira.

 

Comece a corrida estacionária com movimentos de intensidade baixa, para ir se acostumando, e depois faça de 20 a 30 segundos de movimentos intensos, reduzindo para marcha média.

 

Intercale intenso com média pelo tempo que aguentar – o mais importante é você conhecer o seu corpo.  Nunca interrompa o movimento bruscamente.

 

A musa Carol Buffara é uma das adeptas do exercício e pratica a atividade com o auxílio de um personal trainer na praia mesmo.

 

A bela, que tem mais de 210 mil seguidores na internet, já consegue fazer tiros de velocidade intensa de 40 segundos. Para aguentar o próximo, ela descansa por 20 segundos.

 

Maneiras de praticar este tipo de corrida

 

1. Corrida no mesmo lugar sem elástico

 

Fique com as pernas paralelas e os braços devem ficar flexionados ao lado do corpo. Comece o movimento de corrida, flexionando as pernas de maneira que o calcanhar chegue próximo ao bumbum.

 

Faça tudo isso sem sair do lugar. Tenha cuidado com a pisada, ela deve iniciar com a ponta do pé e terminar com o calcanhar.

 

2. Corrida no mesmo lugar com elástico

 

Prenda o elástico em um ponto fixo bem firme, pode ser uma árvore ou um corrimão. Encaixe o elástico na cintura, bem na altura do quadril.

 

Vá para frente e estique o elástico o máximo que der, o importante é ele ficar sempre sob tensão. Comece a correr no mesmo lugar.

Pratique corrida estacionária em qualquer lugar 

 

Por ser um exercício que não exige equipamento especifico para ser praticado, a corrida estacionária pode ser feita em qualquer lugar.

 

Você pode reservar um espaço na sua casa para “correr como se não houvesse amanhã”, ou ainda praticar o exercício em parques, na praia ou no meio de amigos, para incentivá-los a fazer exercícios.

 

Se você optar por usar um elástico de tração, o chamado super band, o ideal é fazer em algo que seja resiste. Uma árvore de tronco largo é uma opção. Jamais amarre o elástico em lugares pouco resistentes.

 

 

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